O que têm em comum Isaura, David Bowie e Kristen Stewart?

Os ‘moicanos’ estão de volta! E Isaura é só a portuguesa – que representa Portugal na Eurovisão com Cláudia Pascoal – que, de forma mais emblemática, dá corpo ao regresso deste movimento capilar à moda e às tendências. Falamos das franjas pesadas no topo da cabeça, mais ou menos deslizantes sobre a testa, mas sempre, sempre, negligées.

A compositora portuguesa de ‘O Jardim’ é rosto da tendência revival desde fevereiro, aquando da participação no Festival da Canção. Isaura acompanha, na crista da onda, o que começa a notar-se nos bairros mais cool de Londres e junto de algumas das artistas internacionais de renome.

Cabelo cor-de-rosa: saiba como aderir à tendência (e fazer claque à Cláudia Pascoal)

Esta terça-feira, 8 de maio, Kristen Stewart fazia parar a multidão quando desfilava no arranque do Festival de Cinema de Cannes. A atriz compareceu na passadeira vermelha de franja abundante, pesada, com madeixas e cirurgicamente desarranjada. Não tinha o cabelo rapado de lado como a compositora portuguesa, mas estava tão colado à cabeça que passava despercebido.

Este look, este penteado vem para ficar e já está a começar a notar-se”, avisa Joana Oliveira, proprietária do HairFusion Lisboa. “Falamos do regresso do look moicano aos cabelos, muito usado e divulgado por David Bowie. Este estilo é, ao mesmo tempo, um revivalismo do Punk, mas agora mais polido”, contextualiza a hairstylist ao Delas.pt.

Na galeria acima vai encontrar exemplos que documentam exatamente a esta vanguarda dos cabelos.

Joana Oliveira conta que a procura por este tipo de penteado ainda não se faz notar junto de quem procura os serviços da Hairfusion, mas considera que se trata de uma questão de semanas. “Há já pessoas, ainda poucas, que me pediram para fazer este corte, mas ele vai impor-se muito em breve, é agora a tendência que está a implementar-se em Londres”, antecipa.

Quem pode e quem não pode usar a tendência do momento

Mais ou menos escuras, com madeixas ou nuances, rapadas nas laterais ou nem tanto, as variantes deste estilo ‘moicano’ são mais do que muitas. É um penteado que, garante a hairstylist, se aplica a todo o tipo de cabeleiras, mesmo às mais finas e esguias. “Qualquer cabelo permite fazer esta franja, o que é preciso é ter atitude, e está acessível a todos. Os que têm cabelos mais finos podem sempre ripar a franja ou usar produtos que deem mais textura”, aconselha.

Mas há ainda uma outra vantagem. “Mesmo que se opte por rapar de lado, se a franja for longa o suficiente, ela pode cair sobre a cabeça de forma natural. Basta, depois, dar-lhe volume para obter de imediato um look mais cool para uma saída underground ou para algo mais arrojado. Fará um penteado brutal”, sugere Joana Oliveira.

Outras famosas que já seguem a tendência

Nem só Kristen e Isaura dão corpo a esta atitude. Por trás do misterioso look Dior que Cara Delevigne usou na Gala MET, era notório o corte de cabelo à ‘moicano’, no caso colorido.

A cantora Katy Perry, que se prepara para aterrar em Portugal para subir ao placo do Rock in Rio, também já adotou este look há algum tempo. Aliás, na imagem oficial que disponibiliza no Instagram, a artista faz lembrar David Bowie. Ali, surge com um corte de cabelo, mas sobretudo uma maquilhagem, a evocar a célebre personagem Ziggy Stardust, criada pelo nos anos 70 do século passado.

Imagem de destaque: Montagem Filipe Amorim e arquivo Global Imagens e Reuters

Anos 80, Bowie e muita cor e contraste nos olhos