Subir

O que têm Isabel II e Malala Yousafzai em comum?

A rainha de Inglaterra e a jovem ativista paquistanesa têm mais em comum do que se possa pensar. Isabel II e Malala Yousafzai são duas das vinte mulheres mais admiradas em todo o mundo, adianta uma pesquisa da empresa de estudos de mercado YouGov. Mais: a primeira, de 90 anos, é a mais velha entre as duas dezenas de figuras, a segunda, de 18, é a mais nova.

A premissa foi simples. “Quando pensa nas pessoas que estão vivas, qual é a que mais admira?”, perguntou a YouGov em 30 países tão díspares como Reino Unido, Estados Unidos, Nova Zelândia, Alemanha, Marrocos. Hong Kong, Filipinas, Rússia ou Noruega.

A Rainha Isabel II não só é a personalidade mais velha, como ocupa a segunda posição do ranking, tendo sido apenas superada pela atriz norte-americana Angelina Jolie, que surge no topo da lista. Malala Yousafzai, vencedora do prémio Nobel da Paz em 2014, aparece em sétimo lugar. A lista inclui ainda nomes como cantora Madonna, a duquesa de Cambridge Kate Middleton, a chanceler alemã Angela Merkel e a atriz britânica Emma Watson.

A lista da YouGov das personalidades mais admiradas em todo o mundo

A lista da YouGov das personalidades mais admiradas em todo o mundo

A YouGov fez também a lista dos homens mais admirados em todo o mundo, liderada pelo empresário Bill Gates, seguido do presidente dos EUA, Barack Obama, e pelo presidente chinês Xi Jinping. No caso dos homens, destaque para o facto de o presidente russo Vladimir Putin (em 6º) ser mais admirado que Dalai Lama (em 8º) e o Papa Francisco (em 13º).

Uma última curiosidade é o facto de Brad Pitt, marido de Angelina Jolie, não ter ido além do 14º lugar.

Por: Ana Filipe Silveira