O que vai mudar nas semanas de moda nacionais

protocolo

Esta terça-feira, 11 de setembro, foi um dia histórico para a moda portuguesa. O Portugal Fashion e a ModaLisboa assinaram pela primeira vez um protocolo com o qual se comprometem a caminhar juntos para a promoção e desenvolvimento da indústria da moda nacional. O acordo foi assinado na presença do Primeiro-Ministro, que vê este passo como “muito importante para o país, que ajudará a alavancar as exportações portuguesas”.

Eduarda Abbondanza, Presidente da ModaLisboa, explicou ao Delas.pt que este “é o primeiro passo deste caminho. Pressupõe o alinhamento de estratégias e uma maior cooperação entre as duas entidades com o objetivo de promover de uma forma muito mais eficaz a moda nacional”. Além de um alinhamento de estratégias e sincronização de agendas, como o Delas.pt adiantou no dia anterior ao acordo, este compromisso firma “uma melhor articulação de projetos entre Portugal Fashion e ModaLisboa. Para agilizar o cumprimento dos objetivos do acordo e assegurar uma verdadeira cooperação estratégica entre ambas as entidades, os signatários do protocolo vão reunir regularmente, promover a troca de informações entre si e delinear uma agenda de trabalhos comum”, esclarece Adelino Costa Matos, Presidente da ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários).

“O protocolo terá implicações na organização e calendarização dos dois evento”, garante Abbondanza. No entanto, ainda não são conhecidos detalhes concretos sobre as mudanças que estão a chegar, já que a estratégia comum ainda está a ser definida.

Apesar deste acordo ser histórico para a moda nacional, os designers não foram consultados por nenhuma das entidades para darem um parecer. Eduarda Abbondanza explicou ao Delas.pt que “este primeiro passo tão importante para todos não implicava diretamente nenhum designer em particular. Claro que as decisões que serão tomadas no futuro, e que impliquem os designers, serão sempre feitas em conjunto”.

Nos bastidores da Moda Lisboa