Neste restaurante iraquiano só entram mulheres

Chama-se Luxury Time e abriu portas este mês, na cidade curda de Erbil. A principal novidade no menu é o facto de o negócio ter sido criado por mulheres e destinar-se a servir apenas mulheres – acrescente-se ainda que o serviço também é feito por mulheres.

Tara Mohammed Ihssan, de 23 anos, é uma das duas irmãs à frente do espaço no norte do Iraque, que decidiu arriscar no conceito no dia em que se fartou de atrair atenções indesejadas sempre que saía para jantar. Apenas uma das situações menos confortáveis para o público feminino, num território onde a sua desproteção é ainda flagrante.

“Se queres sair, é super desconfortável porque tens sempre alguém a olhar para ti. Sempre pensei em fazer algo como isto para as minhas amigas”, desabafou a jovem à Reuters, que destaca o espírito moderno do restaurante (e como os homens mais curiosos se aproximam naturalmente da porta para espreitar as andanças no interior). “Porque não podemos aceitar que há um café só para mulheres quando todos os cafés por aqui são só para homens?”, atira Tara.

Refira-se que Erbil fica a escassos 100 quilómetros de distância, ou cerca de uma hora de carro, de Mossul, a massacrada cidade controlada pelo Estado Islâmico até há sensivelmente um ano, e que se tem afirmado como um enclave de paz e até glamour, muito em contra ciclo com a realidade de outros pontos do país.

As redes sociais acomodam contas como a de My Erbil Lifestyle, que mostram uma realidade muito mais em linha com a da fauna a quem se dirige o novo Luxury Time, e projetos como o pioneiro Mr Erbil Gentleman’s Club vão abrando espaço para a presença e iniciativa femininas, com destaque de rostos locais que vale a pena seguir.

Fotos Reuters

Nadia Murad: «violavam-nos sem culpa, como se fosse uma coisa natural»