O segredo para evitar espasmos nos olhos

O segredo para evitar espasmos nos olhos
O segredo para evitar espasmos nos olhos

Espasmos nos olhos são na verdade espasmos palpebrais. Pequenas contrações involuntárias do músculo da pálpebra, que provocam o movimento repetitivo da pálpebra. Estes espasmos são indolores, mas muito incómodos. Podem variar entre leves, que dão uma sensação de um pequeno puxão na pálpebra, e fortes, que levam ao completo encerramento do olho.


Veja ainda o artigo Porque fechamos os olhos quando beijamos


Na maioria dos casos, estes espasmos não requerem qualquer tipo de atenção clínica, desaparecendo por si mesmos.

“A maior parte das pessoas supõe que se trata de um problema neurológico. Chegam-me preocupados, preocupados que seja algo grave, mas raramente é esse o caso”, conta o oftalmologista Allison Babiuch, citado pelo site Health Essentials. “Existem muitos outros fatores que podem causar espasmos, num ou mesmo nos dois olhos, e podem durar algum tempo. O que se pode tornar muito irritante, mas raramente são sinal de um problema sério”

Na generalidade, os espasmos são consequência de elevados níveis de stresse ou de fadiga. Não sendo estas as únicas duas causas, os espasmos podem também derivar de irritação ocular, tensão ocular, olhos que não estão direitos, olhos que precisam de óculos, medicação e do consumo de álcool, tabaco e cafeína.

O melhor método para acalmar os espasmos palpebrais é descansar mais, tentar diminuir o stresse a que está sujeito e reduzir o consumo de cafeína.

É altura de consultar um oftalmologista, ou o médico de família, se os espasmos palpebrais se mantiverem por um longo período de tempo (mais de dois ou três dias), podendo então ser sinal de algum problema no sistema nervoso ou mesmo neurológico, segundo Allison Babiuch.

Por último, o especialista aconselha a levar ao oftalmologista as crianças que piscam muito os olhos ou têm espasmos palpebrais, dado que elas nem sempre são capazes de perceber se algo está errado, como um adulto consegue.