O universo feminino marca presença no festival de cinema de Espinho

O Festival de Cinema de Espinho arranca esta segunda-feira, com mais de 240 filmes. Nesta décima quarta edição do FEST – Festival Novos Realizadores, Novo Cinema, que dura até dia 25, há obras em estreia nacional, trabalhos de mais de 50 escolas de cinema do mundo, filmes na praia, um espaço dedicado ao cinema infantil e vários nomes femininos, na programação, seja na autoria, seja nos temas dos filmes.

Um deles é ‘I’m not a Witch‘, de Rungano Nyoni, sobre uma superstição numa pequena aldeia da Zâmbia. O filme, que é a primeira longa-metragem da realizadora, ganhou um Bafta e concorre, no festival de Espinho, ao Lince de Ouro. Também ‘Lemonade’, da realizadora romena Ioana Uricaru e ‘Killing Jesus’, da realizadora Laura Mora concorrem ao mesmo troféu. Mas há mais produções que atestam a representação feminina nas produções levadas ao certame nortenho. Na galeria, em cima, pode ver os filmes, realizados por mulheres ou sobre temáticas relacionadas com as mulheres, destacados pela organização.

No que toca aos documentários, salienta-se também o testemunho de exilados árabes sobre as guerras do Iraque e da Síria de ‘Sand and Blood’, de Matthias Krepp & Angelika Spangel; uma família e as suas discussões sobre a polarização política e social da Polónia e sua a viragem à direita em ‘The Celebration – Das Impreza’, de Alexandra Wesolowski; e o retrato documental da vida de Rino Lupo, um dos pioneiros do cinema europeu em ‘Lupo, de Pedro Lino.

O FEST integrará ainda uma secção infanto-juvenil dedicada às famílias (FESTinha), uma competição nacional de curtas-metragens (Grande Prémio Nacional) e um prémio para obras de realizadores a saírem das faculdades (NEXXT). Nas vertentes não competitivas, o foco vai para os cinemas japonês, austríaco e sueco, na secção Flavours of The World. Já a Coreia do Norte é a proposta da secção Be Kind Rewind.

À semelhança do que tem acontecido nas anteriores edições, o evento integrará ainda duas actividades paralelas: o Training Ground e o Pitching Forum. O primeiro, a decorrer entre workshops, masterclasses, palestras e debates orientados por peritos de topo e sucesso reconhecido.

Pelo FEST deste ano passarão o cineasta Asghar Farhad, o realizador e produtor Roman Coppola e a editora e produtora Gabriella Cristiani.

Os passes gerais para o Fest 2018 já estão à venda na Bilheteira Online, lojas FNAC e locais habituais. Os ingressos apenas para o Training Ground podem ser comprados em www.fest.pt.