Obesidade compromete o olfato, diz a ciência

A revelação chega diretamente da Universidade de Otago, da Nova Zelândia, e traz um dado relativo à obesidade, no mínimo, peculiar. Os investigadores concluíram que há uma ligação entre o peso a mais e a capacidade olfativa, dados publicado na revista Obesity News.

Ora, segundo a publicação científica citada pelo Medical News Today, o estudo passou pela recensão de 38 investigações que faziam essa mesma ligação e à qual relacionaram os dados recolhidos junto de 1432 indivíduos em análises olfativas “empíricas e estudos clínicos espalhados pelo mundo”.

De acordo com a investigação, existe uma correlação negativa entre a função olfativa e o peso. Os pacientes com bypass gástrico reportam também, lê-se no mesmo documento (e que pode consultar no original aqui), alterações ao nível do olfato que se tornam mais evidentes logo a seguir a alterações de peso.

Segundo as mesmas conclusões, há fortes indícios de que a ligação entre o olfato e a obesidade, e que a cirurgia bariátrica é uma ajuda efetiva na reversão da perda daquele sentido.

Os investigadores deste trabalho, que reúne vários estudos feitos pelo mundo, considera que esta análise traz uma nova luz sobre as multirelações que existem entre o metabolismo e olfato, podendo daqui advir novos métodos de abordagem à obesidade e ao tratamento da mesma. Uma doença que está em expansão em todo o mundo e em que Portugal está muito – e cada vez mais – longe de ser a exceção.

Há mais mulheres obesas do que homens em Portugal pela primeira vez

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade a nível mundial quase triplicou em pouco mais de 40 anos, desde 1975. Em 2016, eram quase dois mil milhões os adultos com peso a mais no mundo inteiro (a população mundial total é de 7,5 mil milhões). Daquele quase 1/4 de pessoas no mundo, 650 milhões são mesmo obesos.

Ainda referente ao mesmo ano em análise (2016), a OMS indica existirem 41 milhões de crianças com menos de cinco anos de idade que já integram as estatísticas do peso a mais e da obesidade. Na galeria acima, fique a conhecer ao detalhe estes e outros dados sobre esta verdadeira epidemia global.

Imagem de destaque: DR

Dieta: É isto que tem de comer a seguir ao Natal

Mulheres pobres ficam obesas porque dão os melhores alimentos aos filhos