Obesidade está a alterar o início da puberdade em dois aspetos

obesidade istock
[Fotografia: Istock]

A obesidade infantil é cada vez mais um problema crescente. Um estudo recente vai mais longe e avança que esse problema também pode trazer problemas de desenvolvimento para as jovens adolescentes durante a puberdade, avançando um aparecimento do puberdade mais antecipado na idade e uma maturação das mamas mais tardia

Segundo o Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental, jovens com sobrepeso podem ter mais testosterona, o que pode causar períodos irregulares, acne e excesso de pelos no corpo e ainda irregularidades termos de crescimento das mamas e hormonas reprodutivos.

“Descobrimos que na puberdade média a tardia, as meninas com maior gordura corporal total demonstraram níveis mais elevados de algumas hormonas reprodutivas, incluindo a testosterona”, diz a autora do estudo, Natalie Shaw, em comunicado.

Esta investigação, publicada no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, acompanhou 90 raparigas com idades entre os 8 e os 15 anosdurante quatro anos, sendo que 36 eram consideradas obesas e 54 com peso dentro dos parâmetros normais.

“No final da puberdade, as jovens com maior gordura corporal também apresentaram atraso na maturação das mamas. […] Não houve diferenças no desenvolvimento dos ovários ou do útero em função da gordura corporal”, acrescentou. “As consequências de longo prazo dessas diferenças nos marcadores de puberdade merecem um estudo mais aprofundado”, conclui.

Estudos anteriores já avançaram que as mulheres jovens com excesso de peso iniciam a puberdade e têm o primeiro período menstrual mais cedo do que as jovens com peso dentro do parâmetro saudável.