Obesidade: Raparigas portuguesas são as mais inativas da Europa

Obesidade

Portugal é um dos cinco países europeus com maior obesidade entre os adolescentes e as raparigas portuguesas são as mais sedentárias.

As conclusões são de um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), que é apresentado, esta quarta-feira, 17 de maio, no Congresso Europeu de Obesidade, no Porto.

A análise da OMS, que reforça os dados gerais de obesidade infantil em Portugal publicados pela Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil (APCOI), confirma um cenário pouco animador da saúde dos jovens portugueses, com idades entre os 11 e os 15 anos.


Leia também: Há mais mulheres obesas do que homens em Portugal pela primeira vez


Além da alimentação desequilibrada, com destaque para a diminuição do consumo de frutas e legumes, a falta de atividade física e o sedentarismo contribuem para explicar os maus resultados de Portugal num estudo que compara um grupo de 27 países e regiões europeias, no período entre 2002 e 2014.

Só 6% das raparigas portuguesas fazem exercício

Em Portugal, apenas 6% das adolescentes de 15 anos praticam exercício físico, o valor mais baixo dos países analisados. No extremo oposto, com mais de 50%, estão as adolescentes finlandesas e islandesas (pode ver, em baixo, o gráfico do estudo da OMS)

Entre os países analisados, Portugal está também no grupo dos que evidenciam maior diferença na atividade física entre os rapazes e raparigas de 15 anos, com um rácio de 25 pontos percentuais. Já na Finlândia, Islândia e Noruega a diferença de géneros, neste campo, situa-se apenas nos 10 pontos.

Gráfico que compara a atividade física das adolescentes de 15 anos, por países

Imagem de destaque: Shutterstock