Objetos surpreendentes que pode lavar na máquina de lavar loiça

pexels-burst-545014(1)

Provavelmente utiliza a sua máquina de lavar a loiça apenas para… loiça, certo? Mas e se lhe disséssemos que existem outros objetos e utensílios domésticos que também podem (e devem) ser lá lavados? Desde chuveiros a sapatos, conheça todo um novo mundo de limpeza que até então poderia desconhecer.

Sabemos que ter uma máquina de lavar a loiça é uma autêntica mudança na forma como lavamos a sua loiça, especialmente depois de um jantar com muitas pessoas. Afinal de contas, economiza-nos umas quantas boas horas de pé a dar conta do recado. Para não falar dos sabonetes agressivos que acabam por secar as nossas mãos e estragar as unhas.

Mas sim, é verdade, a máquina pode lavar muito mais do que esses utensílios que vulgarmente lhe associamos, isto porque a máquina lhes vai dar uma lavagem muito mais profunda do que se o fizéssemos, por exemplo, à mão.

“Colocar utensílios na máquina de lavar loiça garante melhores resultados graças aos detergentes mais fortes que essas máquinas usam”, afirmou ao Huffpost Niklas Fink, líder da equipe da empresa Magic Pro Cleaning, sediada no Reino Unido. “O calor, juntamente com um ciclo de meia hora, também é ótimo para matar qualquer bactéria”, acrescentou. Além disso, a máquina de lavar louça é melhor para o meio ambiente.

Ora veja abaixo alguns utensílios que nunca pensou poderem ser lavados nestas máquinas:

Brinquedos das crianças

Desde brinquedos feitos de plásticos aos brinquedos do banho, colocar estes objetos na máquina é uma ótima ideia para os higienizar de forma regular e segura. “Pense em todos os lugares onde esses brinquedos já estiveram: boca, chão, jardim”, afirmou ao mesmo meio Joanne Archer, editora de um blog dicas de casa. Tem apenas que ter em atenção se esses brinquedos não têm componentes elétricas ou locais onde a água possa ficar presa.

Escovas de dentes, utensílios para o sabonete…

Sim, leu bem, escovas de dentes podem ser lavadas neste local, bem como todos os recipientes que tem, por exemplo, na casa de banho, onde coloca o sabonete ou a pasta de dentes. Isto porque nestes utensílios vão-se acumulando muitas bactérias que podem desenvolver até para mofo devido à humidade. Normalmente estes utensílios são feitos de plástico, porcelana ou cerâmica e “não existe problema nenhum em colocá-los na máquina”, afirmou a mesma especialista.

Corta unhas e idênticos

As células mortas da nossa pele vão-se acumulando em itens como o corta unhas, limas e outro tipo de ferramentas de manicure e pedicure. Isto faz com que o seu kit se torne menos higiénico! A especialista sugere que coloque estes produtos no cesto dos talheres e eles ficaram como novos.

Chaves

Pense na quantidade de germes e bactérias que as suas chaves vão acumulando ao longo dos dias. Para não falar que é um objeto com o qual nós estamos em constante contacto com as mãos. A máquina de lavar é ótima para desinfetar e higienizar este tipo de metais, sendo que não deve nunca colocar objetos elétricos. E não se preocupe que este material não corrói na máquina.

Peças do frigorífico

Prateleiras, por exemplo, que vão acumulando restos de comida ou líquidos que vão caindo no nosso frigorífico também podem ser colocadas dentro da nossa máquina de lavar a loiça. Isto irá tirar restos de comida e fazer uma limpeza muito mais a fundo do que só ao passar um pano.

Luvas de silicone do forno

Se tem aquelas luvas de silicone para a auxiliar com as comida quentes do forno, saiba que também elas podem ser lavadas na sua máquina, garantindo que todos os restos de comida e germes são também eliminados.

Chuveiro

Sabemos o quão irritante pode ser quando tenta limpar um chuveiro que está entupido. Assim, em vez de passar horas a tentar tirar todos os resíduos de calcário, pode sempre desaparafusá-lo e levá-lo para a máquina. Segundo a especialista, não há problema em juntar os chuveiros com os seus pratos de cozinha.

Sapatos

Neste caso, os sapatos não devem estar juntos com a restante loiça. No entanto, é um ótimo método para lavar a fundo esta peça que esconde milhares de germes e lixo. Coloque-os na parte superior da máquina, virados para baixo e já está!

Escovas de cabelo e acessórios

Acessórios de cabelo, que estão constantemente em contacto com a nossa cabeça e, portanto, com pele morte e sujidade, podem também ser lavados nesta máquina. Tire o máximo de cabelos que conseguir da escova e coloque-a no lugar dos talheres. Se o cabo da sua escova for de madeira, então não o coloque na máquina, uma vez que o calor pode danificá-lo.

Decoração de casa

A maioria da sua decoração pode ser limpa desta forma. Falamos, por exemplo, de vasos e acessórios de mesa que podem muito bem ver o seu pó limpo através deste processo muito mais pormenorizado!