Ocean’s 8: O gang de Sandra Bullock prepara o assalto aos cinemas portugueses

‘Ocean’s 8’, a versão feminina da saga de filmes ‘Ocean’s’, estreia-se esta quinta-feira, 21 de junho, nas salas de cinema portuguesas. Sandra Bullock é a protagonista e um dos membros do coletivo de oito mulheres que compõem o elenco.

Bullock faz de Debbie Ocean, a irmã de Danny Ocean (personagem interpretada por George Clooney na trilogia ‘Ocean’). Debbie esteve presa durante cinco anos e, depois de sair da cadeia, prepara-se para dar o golpe do século, na Met Gala, no Museu Metropolitan de Nova Iorque. Para levar a cabo esta operação, vai contar com mais sete mulheres.

Cate Blanchett, Helena Bonham Carter, Anne Hathaway, Sarah Paulson, Rihanna, Mindy Kaling e Awkwafina completam o leque de luxo deste ‘Oceans’ 8′. A diferença para as outras produções – ‘Ocean’s 11′, ‘Ocean’s 12′ e ‘Ocean’s 13′ – é que, além de se centrar num grupo de mulheres, este novo filme traz uma história diferente e à margem da do grupo masculino.

O filme realizado por Gary Ross tem dividido a crítica. Com uma pontuação média de 6.2 em 10, no popular agregador Rotten Tomatoes, é considerado feminista, por alguns, sobretudo numa altura dominada pela força do #MeToo e pela luta pela igualdade de género, em Hollywood, mas simplista e redutor, por outros, limitando-se a ser uma comédia de clichés.

Opiniões à parte, o que é certo é que ‘Ocean’s 8′ é o mais bem sucedido filme da saga em termos de estreia. De acordo com o portal especializado, Box Office Mojo, no primeiro fim de semana em que chegou às salas de cinema dos EUA, no início deste mês, faturou 41,5 milhões euros em receitas de bilheteira, ultrapassando a marca dos 39,1 milhões alcançada por ‘Ocean’s 12′, o segundo filme da saga, lançado em 2004.

“Seria emocionante que as mulheres pudessem demonstrar, mais vezes, que são capazes de fazer dinheiro na bilheteira, porque assim passam a escrever mais coisas para elas. Pouco a pouco, isso está a ver-se na indústria”, afirmou Sandra Bullock em entrevista à revista espanhola Yo Dona.


Na fotogaleria pode ver imagens do filme e quais são as personagens que cada uma das oito atrizes representa


Apesar do contexto dos movimentos #MeToo e do Time’s Up, Sandra Bullock lembra que o filme foi feito antes disso e que a opção por um elenco feminino foi uma forma de renovar e dar continuidade à saga de filmes.

“As primeiras sequelas [‘Ocean’s 12′ e ‘Ocean’s 13′] seguramente tiveram de ser objeto de comparações, mas esta vive por si só”, começou por defender, na mesma entrevista. “É um filme sobre roubos, um tipo de cinema que vai existir sempre, porque as pessoas têm a fantasia de roubar coisas, de dar golpes melhores e maiores. E a ideia era encontrar um lugar que ninguém tivesse roubado antes, como o [Museu] Metropolitan de Nova Iorque.”

Por isso, Bullock considera que o mesmo filme “podia perfeitamente ter sido feito há cinco, 10 ou 15 anos” – se pensarmos em ‘Dinheiro Vivo’, com Diane Keaton, Queen Latifah e Katie Holmes, que conta a história de três mulheres que resolvem assaltar um banco, temos de recuar até 2008.

Embora reconheça a associação feita com o momento atual que se vive em Hollywood, Sandra Bullock rejeita que ‘Ocean’s 8′ surja como uma guerra dos sexos, dentro da saga. “Temos a bênção dos rapazes”, disse, na mesma entrevista, na qual aproveitou também para manifestar apoio às atrizes que deram a cara contra Harvey Weinstein.

Além das oito mulheres, ‘Ocean’s 8′ conta ainda com as participações de Matt Damon, Dakota Fanning e com aparições de James Corden, Kim Kardashian, Kendall Jenner, Anna Wintour, Adriana Lima e Katie Holmes.

Só mulheres no Ocean’s 8! Veja o trailer