#oDiaDelas: Keep it simple com Joana Andrade Nunes

o dia delas joana andrade nunes

O nascimento do primeiro filho trocou-lhe as voltas e levou-a a seguir um rumo profissional totalmente diferente. Do direito para a moda infantil, sem qualquer formação de base na área, Joana Andrade Nunes lançou-se à aventura e criou uma marca de roupa de bebé feita à mão, 100% orgânica, a Tierno. A dificuldade em encontrar roupa para o filho Francisco, que nasceu com pele atópica, levou-a a embarcar nesta aventura, que mantém desde 2014.

A organização é a sua palavra-chave para gerir a sua vida profissional e familiar, e define a forma como encara os desafios. Não gosta de fast fashion, prefere investir numa peça intemporal com bons acabamentos e gosta de misturar um estilo mais clássico com acessórios diferentes. Se pudesse, viajava para a Jordânia ainda hoje e jantava mais vezes com o marido. Esta é só uma ínfima parte da determinação e do espírito aventureiro e resiliente de Joana.

A que horas costuma começar o seu dia?
Levanto-me às 6h10 para estar preparada antes de acordar os meus filhos. De seguida, é tempo de os acordar, dar o pequeno-almoço e de os preparar para os levar ao colégio. Pelas 8h30, começo o meu dia de trabalho.

A primeira coisa que faz de manhã é…
Acordar e ligar o iPhone para ler os e-mails e dar uma “vista de olhos” nas principais notícias do dia.

Recusa-se a sair de casa sem…
iPhone: é um dos meus instrumentos de trabalho mais importantes. Permite-me estar permanentemente contactável, gerir as redes sociais da Tierno, consultar documentos, responder a e-mails, mensagens de clientes e colaboradores de todo o mundo, em qualquer local, a qualquer hora. Confesso que a vantagem de ter toda a informação num objeto tão pequeno e fácil de transportar dificulta a necessidade de “desligar” do mundo online para poder pensar, refletir e ter disponibilidade para apreciar pequenos detalhes.

Que produtos de beleza não dispensa?
Um bom creme hidratante – diariamente um bom BB Cream – corretor e perfume. A minha prima Patrícia Soares é uma expert no mundo da cosmética e partilha comigo, constantemente, as últimas novidades e os produtos que, para o meu tipo de pele, são mais adequados. Como não amar primas assim tão queridas?!

Que peça do guarda-roupa que lhe dá mais jeito no dia-a-dia?
Um vestido com um bom corte: enquanto mãe-mulher-empresária, começo e termino o dia sempre a correr! Um vestido é uma peça cómoda e versátil que, com os acessórios certos, pode transformar o look em dois segundos: mais casual ou formal. E, claro, é uma peça super-feminina e elegante.

Como definiria o seu estilo?
Keep it simple – é a minha máxima. Gosto de peças intemporais, com bons acabamentos. Não sou particularmente fã de peças “fast fashion”. Adoro conjugar peças clássicas e elegantes com acessórios diferenciados. Para mim, os acessórios são uma peça-chave pois permitem construir looks diversos consoante a ocasião (e humor) do dia.

Diga-nos três coisas que tem sempre consigo no trabalho.
Uma fotografia dos meus filhos, a vela do primeiro aniversário da minha filha e café.

“A mulher é, por defeito, uma lutadora nata e, por isso, trabalhar afincadamente está nos nossos genes”

Uma regra de ouro para ser bem-sucedida profissionalmente?
Organização: é a palavra-chave para ter sucesso profissional e pessoalmente. Para mim, o sucesso profissional só é possível se a vida pessoal também estiver organizada para que, havendo equilíbrio entre ambas, possamos ser mulheres felizes, confiantes e dar um contributo válido para a nossa sociedade. A mulher é, por defeito, uma lutadora nata e, por isso, trabalhar afincadamente está nos nossos genes. Muitas de nós, têm diariamente de assumir, durante 24h, o papel de mulher, trabalhadora, mãe, amiga, confidente a quem não se admitem (grandes) falhas. Têm de pensar no que vão preparar para o jantar; fazer a gestão da casa; preparar atividades em família para o fim de semana; saber, de cor, as datas dos testes dos filhos; horários e atividades extracurriculares; preparar reuniões exigentes que implicam horas de estudo e trabalho prévio; gerir equipas de trabalho multidisciplinares; ter disponibilidade para ouvir os desabafos de amigas; e conseguir encontrar um tempo livre para praticar algum exercício físico e para si. Sem organização, é impossível conseguir gerir tarefas tão díspares mas, igualmente, exigentes.

Como costuma ser o seu almoço?
Muito rápido – maioritariamente enquanto estou a trabalhar – mas saudável. No verão, adoro saladas frias, fruta fresca e café. Aproveito a hora de almoço para me dedicar a questões mais delicadas que exigem concentração e tempo. Por regra, é um momento do dia em que os telefones pouco tocam e o ambiente está mais calmo.

O que é que lhe pode estragar o dia?
“Estragar” é uma palavra demasiado forte pois, para mim, todos os dias têm algo positivo. Diria, talvez “alterar inesperadamente” o dia: um telefonema do colégio dos meus filhos a informar que estão doentes. Fico com o coração apertado e, nesse momento, toda a organização do dia é alterada em microssegundos pois eles são a minha prioridade.

O que é que vamos sempre encontrar na sua mala?
Os meus telemóveis e, pelo menos, uma chupeta (que, espero, que deixe de “viver” na minha mala dentro dos próximos meses!).

Qual o seu truque para manter a forma?
Com dois filhos pequeninos, o melhor ginásio é fazer parte da sua rotina diária. Qualquer mãe com dois filhos com menos de quatro anos sabe que os seus braços são, diariamente, colo para os dois em simultâneo e que, para fazer parte das brincadeiras nesta fase, temos de saltar e correr muito! Tento também reservar 45 minutos, duas vezes por semana, para correr – mas nem sempre é possível.

O que a torna confiante?
Ser Mulher com ideias claras; ser lutadora; ser determinada; e não ter medo de abraçar projetos desafiantes.

Se pudesse viajar para qualquer parte do mundo neste momento, para onde iria?
Jordânia.

Quem convidaria para jantar hoje?
O meu marido; infelizmente, durante a semana raramente conseguimos jantar juntos.

Como é que costuma terminar o seu dia?
O meu dia tem, praticamente, dois “finais” de dia: ao final da tarde, faço questão de ir buscar os meus filhos, dar banhos, jantar e deitar. São duas horas em que estou dedicada aos meus filhos e que, acredito, ser tempo de qualidade para nós. Depois de estarem a dormir, a noite é ainda de trabalho por longas horas. Antes de dormir, revejo, mentalmente, o dia de amanhã para que comece da melhor forma; faço também uma última visita às contas de Instagram que mais me inspiram para descontrair.

[Imagem de destaque: DR]

#oDiaDelas: Não tirem o relógio de pulso a Alexandra Pereira

 

#oDiaDelas: Prepare-se para mudar com Conceição Martins