#oDiaDelas: Prática e confortável como Mafalda da Costa

dia delas mafalda da costa destaque

Aos 28 anos lidera uma equipa de contabilidade em ascensão na OutSystems, uma empresa portuguesa que desenvolve softwares empresariais e que têm uma forte expressão a nível global. Com uma carreira consolidada, Mafalda da Costa está a poucos meses de enfrentar um novo desafio: ser mãe pela primeira vez. A jovem líder confessa estar ansiosa por conhecer a futura filha e se pudesse jantava já hoje mesmo com ela. O Camboja e o Vietname fazem parte dos planos para as próximas viagens e não dispensa a companhia da família e dos amigos. Prática e determinada, Mafalda encontra a confiança necessária para o sucesso na sua história.

A que horas costuma começar o seu dia?
Acordo por voltas das 6: 30h / 7h. Gosto de acordar cedo, arranjar-me com calma e poder aproveitar o dia ao máximo. Gosto de chegar cedo à OutSystems e aproveitar a calma matinal para ler os meus e-mails e para preparar o dia.

A primeira coisa que faz de manhã é…
A primeira coisa que gosto de fazer é tomar o meu pequeno-almoço, sempre com uma boa chávena de café, ver como está o tempo e começar a pensar no que tenho a fazer durante o dia.

Recusa- se a sair de casa sem…
Sem o meu telemóvel… É uma frase feita, mas é verdade. Cada vez estamos mais dependentes das tecnologias e o telemóvel é uma ferramenta indispensável nos dias de hoje.

Que produtos de beleza não dispensa?
De manhã um bom BB creme. Hoje em dia não gosto de perder muito tempo com maquilhagem, por isso é um 2 em 1 super rápido e prático, hidrata e faz o efeito de base. À noite, um bom desmaquilhante.

“Não existem impossíveis, temos de tentar e agarrar todas as oportunidades que nos vão aparecendo.”

Que peça do guarda-roupa que lhe dá mais jeito no dia-a-dia?
Ter sempre pronto a usar um vestido prático e confortável.

Como definiria o seu estilo?
Neste momento, o meu estilo é o mais confortável possível. Umas calças de ganga e uma camisa ou um vestido largo é a roupa ideal para ir trabalhar e aguentar até ao final do dia.

Diga-nos três coisas que tem sempre consigo no trabalho.
Caderno de apontamentos: por mais “eletrónicos” que sejamos, o caderno não falta. Gosto de apontar as tarefas que tenho pendentes e ir riscando à medida que estão feitas, fico com o sentido de tarefas cumpridas. Calendário, tem de estar sempre disponível e visível para conseguir organizar o dia. E, por último, gosto sempre de andar com uma garrafa de água.

“Sem prejudicar ninguém, com lealdade e sempre a trabalhar em equipa, os resultados vão aparecer.”

Uma regra de ouro para ser bem-sucedida profissionalmente?
Não existem impossíveis, temos de tentar e agarrar todas as oportunidades que nos vão aparecendo. Normalmente, conto o que se passou comigo: quando cheguei à OutSystems tinha muitas dificuldades em Inglês, agarrei a oportunidade para contabilista cheia de receios. Sabendo que é uma empresa em que a língua oficial é o Inglês, sabia que mais dia, menos dia iria ser posta à prova. Contudo, antes disso, a empresa apostou em mim, e durante três anos tive aulas de Inglês. Custou muitas vezes sair do trabalho e ir ter três horas de Inglês, mas quando temos dificuldades temos de trabalhar ainda mais. Gosto de dizer: independentemente daquilo que fazemos, temos de tentar sempre ser os melhores. Sem prejudicar ninguém, com lealdade e sempre a trabalhar em equipa, os resultados vão aparecer.

Como costuma ser o seu almoço?
Gosto de levar a marmita para o trabalho, assim controlo melhor o que como, e de almoçar com a minha equipa. É a altura ideal para partilhar experiências e ficarmos mais próximos dos nossos colegas.

O que é que lhe pode estragar o dia?
Há poucas coisas que me podem estragar o dia, gosto de ter sempre um pensamento positivo, tanto a nível profissional como pessoal. Gosto de encarar os problemas como obstáculos que têm de ser ultrapassados.

O que é que vamos sempre encontrar na sua mala?
Snacks, tipo barritas ou bolachas de água e sal. Ninguém me atura quando estou com fome, por isso é imprescindível andar sempre com qualquer coisa que posso comer e enganar a fome durante um bocadinho.

Qual o seu truque para manter a forma?
Como estou grávida de sete meses e não fiz grande exercício durante toda a gravidez, não me sinto em grande forma. Mas quero muito voltar ao ginásio e, regra de ouro: beber muita água!

“Jantava com a minha filha Madalena, estou super ansiosa para conhece-la.”

O que a torna confiante?
Ter noção de tudo o que já alcancei.

Se pudesse viajar para qualquer parte do mundo neste momento, para onde iria?
As próximas viagens gostava que fossem ao Camboja e Vietname. Já conheci alguns países da Ásia e adorei.

Quem convidaria para jantar hoje?
Jantava com a minha filha Madalena, estou super ansiosa para conhecê-la.

Como é que costuma terminar o seu dia?
Adoro terminar o dia em família ou com amigos! Durante a semana, gosto de ter jantares mais calmos, jantar em casa ou aproveitar para namorar um bocadinho e ir ao cinema, por exemplo. À sexta-feira é regra jantar com a família e ao fim de semana aproveitar para estar com os amigos!

#oDiaDelas: A atitude positiva de Sílvia Teixeira

#oDiaDelas: O estilo Pocahontas de Sara do Ó