Oito benefícios mentais e físicos de andar nua

O mercúrio dos termómetros sobe, o número de peças de roupa desce. Esta é uma proporção inversa natural da espécie. Mas, se o calor aperta, por que não deixar mesmo o vestuário de parte e andar nu pela casa, por zonas absolutamente recolhidas do olhar público ou por locais indicados para o efeito?

Entre eles estão, claro, as praias para a prática do nudismo. E para que não fique sem resposta, recorde abaixo alguns dos areais em território nacional em que a prática é permitida.

As melhores praias para nudismo em Portugal

Podendo cumprir a possibilidade de andar nu por umas horas, e assegurando de que nada fará para atentar contra o pudor, é tempo de aprender a libertar-se da roupa de vez em quando, e do preconceito para sempre. Na galeria acima fique a conhecer benefícios físicos e psicológicos desta prática que podem – e vão – fazer bem à saúde, à linha e ao incremento da autoestima, da confiança e da satisfação. Muitos deles, amparados em justificações invocadas pela ciência.

Uma prática que deve pôr em marcha, garantindo, claro, que não arrefece demasiado ou que não se sujeita a correntes de ar perigosas. O objetivo é divertir-se… e não ficar de cama doente. Por isso, salvaguarde-se, mas liberte-se. Ainda que tal pareça, à partida, uma contradição.

Dormir nua; sim ou não? E porquê?

É já conhecido que dormir nua permite às mulheres uma maior respiração de todas as zonas do corpo, devendo evitar roupa interior demasiado justa ou que não deixa transpirar, potenciando a proliferação de infeções fúngicas. Já para não falar que a nudez aquando o sono ajuda o corpo a regular a temperatura, fator essencial para uma boa noite de repouso.

Já no que diz respeito aos homens, os especialistas têm apontado vantagens em matéria de fertilidade, com menos danos ao nível da qualidade e quantidade de espermatozoides para os que dormem sem boxers ou que evitam calças ou roupa interior muito justa.

Imagem de destaque: Shutterstock

Playboy: “A nudez deixou de ser provocadora”