Oito regras que deve cumprir para superar um dia mau

bad days

Todos nós temos dias maus, seja por causa de um colega de trabalho, uma reunião que não correu como planeado, uma discussão com o parceiro, ou por um outro motivo qualquer. Dias menos bons fazem parte da nossa vida e temos que aprender a superá-los.

Por muito que tenhamos vontade de chegar a casa vestir o pijama e ir para cama existem formas de lidar com esses dias. Marni Amsellem, psicóloga clínica na Smart Health Psychology, afirma que há imensas formas de dar a volta por cima e explica que é importante tomar conta de nós próprios depois de momentos menos bons, mesmo que não pareça muito importante.

“Ficamos mais vulneráveis com o stress quando não cuidamos de nós”, referiu. Apesar de muitas vezes achar que está apenas a lidar com algumas adversidades do dia-a-dia, essas pequenas coisas podem tornar-se em algo muito grande.

De forma a que consiga ultrapassar os momentos mais stressantes e os dias maus aqui ficam algumas dicas e conselhos.

Fale com alguém: Por vezes tudo o que precisamos é de falar com alguém. Jaume Justus, um terapeuta de Austin, afirma que falar com um amigo todos os dias pode fazer maravilhas.

“Pode ser pessoalmente, por chamada ou mensagem, mas deve ser mais contacto direto do que responder a publicações em redes sociais”, alerta.

Medite: “A meditação elimina algumas das inquietações do dia-a-dia e ajuda-nos a conectar com a ideia de sítios com energias diferentes”, afirma Justus. Para começar a meditar a terapeuta aconselha a meditação da bondade amorosa para que se sinta mais conectada com as outras pessoas quando se sentir mais isolada.

“A meditação da bondade amorosa passa por desejar a felicidade, saúde e liberdade para nós, para os que nos rodeiam e para todo o mundo, o que pode criar uma sensação de conexão com os outros”, explica.

Trate-se da mesma forma que trataria o seu melhor amigo: Quando tem um dia mau é fácil pôr as culpas em si e pensar no que podia ter feito ou dito diferente, mas Maria Norman, psicóloga clínica, na Florida, acredita a determinado ponto a autocrítica apenas nos põe para baixo.

“Repare no que tem de bom, de inteligente e gentil”, diz. “Repare na sua beleza. Preste atenção no que de melhor existe em si. Um teste rápido é pensar: diria essas coisas à minha melhor amiga? Se a resposta for não pare de as dizer a si própria”, afirmou Marcia.

Tire tempo para se focar: Se sente que está sobrecarregada por tudo pode ser difícil focar-se.

“Pare e foque numa coisa ou prática no meio à sua volta”, adverte Justus. Isto pode significa parar para respirar, fazer um passeio, um exercício de visualização. Este tipo de sentimento surge quando se foca em demasiadas coisas ao mesmo tempo e se sente atacada de todas as partes. Focar-se em apenas uma coisa pode ajudar o seu sistema nervoso.

Pare um minuto: Muitas vezes é complicado dizer não a alguém, mas a verdade é que também precisamos de para um bocado. Muitas vezes é melhor parar um minuto e pensar se realmente temos tempo ou vontade de jantar fora com alguém ou se o que queremos mesmo é vestir o pijama e ficar em casa a ver um filme.

“Dizer não pode ser um ato de autopreservação, mas pode ser difícil, pois gostamos de ser prestáveis e gentis”, explica Justus. “Comece por fazer uma pausa quando recebe algum pedido e não responda imediatamente. Pode requer alguns minutos antes de responder a um e-mail ou deixar alguém saber o que sobre aquele pedido. Esta pausa dar-lhe-á tempo para avaliar o que é melhor para si, o seu valor e a sua energia”, acrescentou.

Dê a si mesmo uma palmada nas costas: Quando dá algum tempo a si mesma não se esqueça de dar também uma pausa. Há valor em celebrar aquilo que atingiu e não em focar no que aconteceu de menos bom.

“Ao animar-se a si própria ou celebrar algum feito, está a focar-se no que conseguiu e não no que devia ter feito”, afiançou Justus.

Tome conta de si: Se algo a incomoda de verdade deve tentar perceber o porquê e como lidar com essa situação.

“Quando está mais sintonizada com essa situação é mais fácil questionar o que pode ser feito, em vez de deixar que se torne em algo ainda mais negativo”, afiançou Amsellem.

Ria-se: Quando tudo falha aprenda a recorrer ao humor e a rir das situações.

A doutora Norman faz referência ao provérbio: “Quem consegue rir-se de si próprio nunca deixará de se divertir”, ora nada melhor que ter um forte sentido de humor para enfrentar de forma mais leve um dia mau.