Oito dicas para ir de férias e deixar a sua casa segura

iStock-1212235399(1)

Agosto chegou – tipicamente conhecido como sendo o mês de férias por excelência dos portugueses. O calor aperta, o cheiro a maresia embala as zonas costeiras e é nesta altura que o país se enche de curiosos que querem conhecer novas zonas. Com a pandemia da Covid-19, as férias acabaram por ser repensadas, mas isso não quer dizer que não possa desanuviar pelas estradas de Portugal fora.

Seja em hotéis com selo de segurança pelo Turismo de Portugal, passando ainda pelas caravanas – que têm tido uma adesão incrível em 2020 – há várias opções para que não fique apenas fechada em casa. Claro está, tendo em consideração as regras de segurança e higiene para evitar a propagação do Novo Coronavírus.

Até porque o verão é sinónimo de férias e de ausências prolongadas de casa e é nesta altura que, nas grandes cidades, residências vazias e edifícios sem atividade comercial ficam mais expostos a furtos. Para que todos desfrutem desta pausa em tranquilidade, sem surpresas desagradáveis no regresso, a Securitas Direct revela oito dicas para umas férias seguras, num comunicada de imprensa.

Antes de partir para os dias do tão desejado descanso, importa ter presente os seguintes conselhos:

Não deixe as janelas e portas abertas quando de sair de casa

É muito importante verificar se todos os acessos da casa estão completamente fechados antes de partir de viagem.

Deve ter fechaduras com tranca para dificultar a sua abertura

As fechaduras das janelas e das portas deterioram-se frequentemente com o tempo, por isso, é importante verificar o seu estado com regularidade e, sobretudo, antes da ida para férias. A porta deve ser sempre fechada à chave para evitar intrusões através do sistema de deslizamento.

Não deixe objetos de valor à vista, guarde-os num cofre

Objetos de valor no exterior da casa chamam a atenção e são um fator de tentação para os assaltantes.

Reencaminha as chamadas do seu telefone para o telemóvel

É Importante encaminhar as chamadas para o telemóvel, já que um telefone que toca sem parar indica que não está ninguém em casa.

Lembre-se de fechar a ligação do gás para evitar fugas

Ainda que este conselho não esteja inteiramente ligado a possíveis furtos, é muito importante que tenha também atenção a estes pormenores, evitando riscos desnecessários para si, a sua casa e os demais.

Use domótica para que as luzes se liguem automaticamente

Recorrer a sistemas automáticos de iluminação, que liguem ou desliguem as luzes de dia e à noite, é uma forma eficaz de reduzir o risco de furto.

Se viajar, mantenha a aparência exterior de casa habitada

Durante a ausência, deixar alguns sinais que sugiram que a casa está habitada, pode ser importante. Deixar algumas persianas abertas ou pedir a um vizinho para recolher o correio poderão ser boas estratégias.

Certifique-se de que o seu alarme está a funcionar corretamente

Quem não dispõe de um sistema de alarme, pode pedir a um familiar ou amigo para visitar a casa para verificar se está tudo em ordem.

Embora os furtos apresentem uma tendência de descida em Portugal, de acordo com os dados do Relatório Anual de Segurança Interna, estes registam picos de incidência nos meses de verão, de acordo reporta a empresa de segurança através de um comunicado de imprensa.

A partida para locais de férias ou segundas habitações, a ausência de atividade nas propriedades industriais, bem como o encerramento de pequenas lojas de rua, facilitam a vida aos ladrões que, segundo dados da Securitas Direct, escolhem as noites e as primeiras horas da madrugada, ao fim de semana, entre as 00h00 e as 05h00, para se introduzirem em propriedade alheia.

Luís Quintino, Diretor de Operações da Securitas Direct Portugal, explica: “O sistema de segurança ideal deve combinar elementos físicos, como grades, fechaduras ou portas blindadas, que provocam ruído ao serem derrubadas, e elementos eletrónicos, que são acima de tudo dissuasores, como um alarme conectado a uma central de alarmes ou um dispositivo Zerovision, que emite um fumo denso e obriga o invasor a abandonar as instalações de imediato. A conjugação destes meios é a forma de fazer frente à criatividade sem fim dos assaltantes”, afirma no mesmo comunicado.

Os métodos mais usados pelos ladrões são: o deslize, que consiste em abrir a fechadura com uma radiografia ou utensílio semelhante, caso a porta não tenha sido fechada à chave; um golpe seco com um martelo numa chave inserida na fechadura para fazê-la saltar; o uso de um gancho para manipulação dos sistemas de travamento interno do cilindro da fechadura; a utilização de micro câmaras em buracos para controlar os movimentos na casa; ou até varrimentos com Bluetooth do telemóvel para perceber se a habitação está vazia.

As forças de segurança recomendam também particular atenção para a colocação de pequenos pedaços de plástico nas portas, que caem quando estas abrem, e permitem detetar se a casa está ocupada.