Oito formas de começar já a poupar energia e a preparar a casa para o inverno

pexels-daniel-reche-1556704 (1)
[Fotografia: Daniel Reche/Pexels]

Espanha e França já apresentaram planos de poupança de energia que se estendem a serviços e comércio. O Ministério do Ambiente e da Ação Climática português anunciou preparação de documento com medidas que deverão entrar em vigor em setembro. Sabe-se até ao momento que as normas deverão ter caráter obrigatório e incluir sanções pesadas, como está a acontecer com outros países europeus

Do plano poderão constar, como confirmou fonte oficial à agência Lusa, “uma campanha de sensibilização geral para a redução do consumo de energia por parte de empresas e famílias e medidas de limitação de consumo de energia nos edifícios da Administração Pública”.

A Adene – Agência para a Energia é a entidade responsável por este projeto detalhado a apresentar no final de agosto e que deverá possibilitar o cumprimento dos objetivos já acordados com Bruxelas.

Gestos que pode e deve cumprir em casa

Mas independentemente do plano, a poupança começa nos pequenos gestos e deve ser levada a cabo por todos, até a bem da carteira. Por isso, veja abaixo oito detalhes a ter em conta para consumir menos energia.

Programe os termostatos de ar condicionado entre 19-21 e os de aquecimentos entre 24-26. Estas são as temperaturas ideais para que mantenha uma atmosfera agradável e confortável, poupando ao mesmo tempo na sua fatura.

Apague os aparelhos sempre que não estejam em uso. O stand by consome energia. Deixar o computador ou a televisão ligados durante a noite, por exemplo, já soma muitas horas de gastos de energia.

Utilize multi-tomadas com interruptor ou tomadas inteligentes para ligar vários aparelhos e desligue-as quando não precisar que estejam ligadas. As tomadas com interruptor ou inteligentes permitem desligar todos os aparelhos nela contidos simultaneamente, de modo a poupar energia de várias fontes de uma só vez.

Compre equipamentos com a etiqueta Energy Star. Símbolo de poupança e eficiência energética, é um padrão internacional para o consumo eficiente de energia originado nos Estados Unidos. Os equipamentos que cumpram este padrão estão sempre identificados, para que possa sempre fazer a melhor escolha.

Aproveite ao máximo a luz solar . Ao final de tarde, por exemplo, por vezes ainda podemos deixar entrar a luz solar em vez de ligar a luz artificial. Pense na sua fatura e abra os cortinados para deixar o sol brilhar.

Desligue a luz quando esta não for necessária. Parece simples, mas desligar a luz quando se sai de uma divisão também ajuda a poupar – mesmo que saia da divisão apenas por “um bocado”.

Instale isoladores térmicos nas janelas e portas para manter a temperatura. O isolamento nas janelas e portas pode fazer bastante diferença na temperatura que se sente dentro das divisões. Ao instalar isoladores térmicos certifica-se que tem sempre a melhor temperatura, ao menor custo.

Utilize lâmpadas de baixo consumo. Se utilizar lâmpadas de baixo consumo, já está a poupar sempre que estiver de luz acesa, comparativamente com lâmpadas de alto consumo

Espanha; Luzes apagadas as 22.00 e teletrabalho

No início desta semana, o Governo espanhol aprovou um “pacote de medidas urgentes de poupança e eficiência” energética, atendendo “à situação crítica” que vive a Europa por causa da ameaça russa de corte de fornecimento de gás.

No âmbito destas medidas, a temperatura em edifícios públicos, espaços comerciais, estações de autocarros e comboios e aeroportos em Espanha não pode ser inferior a 27 graus no verão e superior a 19 no inverno, para poupar energia.

A medida, que abrangerá também espaços culturais, entre outros, entra em vigor dentro de uma semana e prevê também que se desligue a iluminação de montras, monumentos e outros edifícios a partir das 22:00 horas, assim como as luzes dentro de edifícios públicos quando estão desocupados, segundo explicou a ministra com a pasta da energia no Governo espanhol, Teresa Ribera.

O Governo espanhol vai também aumentar o teletrabalho na administração pública e a ministra apelou a que as “grandes empresas” façam o mesmo, para haver menos deslocações e menos custos com a climatização de edifícios e com outros consumos de energia.

Estas medidas vão estar em vigor até novembro de 2023 e “são um primeiro pacote”, que integrará um plano mais completo de redução e eficiência do consumo de energia que o Governo espanhol pretende aprovar depois do verão.

CB com Lusa