Oito frases que não devemos dizer durante uma discussão

É sabido que de cabeça quente podemos dizer coisas de que mais tarde nos arrependemos. Numa vida a dois é quase impossível não ter, de quando em vez, um arrufo que nos tira mais do sério. Mas existem algumas coisas que deve mesmo evitar dizer nestes momentos, ou até mesmo fazer. Evite, por exemplo, discussões através de mensagens de texto. Porquê? Por vários motivos. Um deles é não conseguir entender exatamente o tom em que a pessoa está a falar e isso poder originar um grande mal-entendido.

Se há coisa que nos deixa de coração a mil é receber uma mensagem – ou que alguém nos diga – estas três palavrinhas: “temos que falar“. Quando ouvimos estas palavras há logo um alarme que soa na nossa cabeça e nos avisa que ali pode haver uma situação de risco. A S Moda reuniu a opinião de vários especialistas e fez uma lista das oito coisas que não deve mesmo dizer enquanto está a ter, ou prestes a ter, uma discussão com o seu parceiro ou parceira.

Estar numa relação estável e saudável não quer dizer que nunca tenha discussões. Aliás, para vários especialistas a discussão é um ponto fundamental na vida a dois. Afinal de contas, toda a gente tem as suas diferenças e precisa de saber lidar com elas. A comunicação é a melhor forma de corrigir um problema ou de se fazer entender.

Três regras fundamentais para discutir:

  1. Como? De forma calma e nunca a quente. Porque quando estamos muito chateadas temos a tendência de dizer coisas que mais tarde nos vimos a arrepender.
  2. De que forma? Faça-o cara a cara. Tal como já lhe tínhamos dito, evite ao máximo discutir através de mensagens, porque isso pode apenas trazer-lhe mais problemas à já atual situação de conflito. E nunca discuta também numa viagem de carro, porque por vezes o que precisamos é mesmo espairecer e desanuviar e numa viagem de carro isso pode não ser possível.
  3. Quando? Nunca à noite, porque o nosso lóbulo pré-frontal está cansado e já não está para pensar, acabando por nos fazer dizer coisas que não são exatamente assim.

Percorra a galeria de imagens e fique a par das oito frases que devem ser riscadas do seu vocabulário enquanto está num momento de conflito ou conversação com alguém. Até porque, numa discussão, os sentimentos estão muito à flor da pele e qualquer coisa que diga pode ser entendida de uma forma distorcida. Há que ter atenção à mensagem que quer passar e à forma como a passa.

Oito razões que incentivam uma traição

“Sonhar é não ter o polícia para prender e o juiz para julgar”