Oito passos para combater a depressão e a ansiedade

As depressões, as perturbações por ansiedade e as demências têm registado, desde 2010, os números mais altos nos Cuidados de Saúde Primários. Uma realidade registada pela Direção-Geral de Saúde, no relatório ‘Saúde Mental em Números 2015’, e que vai ao encontro do “European Social Survey”, em que os investigadores concluíram que só em Portugal, mais de 30% das mulheres apresenta sintomas de depressão.

Curar com o poder da natureza, de Andreas Michalsen, €16,90

O tratamento mais comum recai na medicação, com a toma de antidepressivos ou inibidores. “Em casos de depressão grave esses medicamentos podem ser uma bênção. No entanto, quando se trata de depressões menores, muito mais frequentes, prefiro dar prioridade aos remédios naturais“, refere Andreas Michalsen, professor de naturopatia e autor do livro Curar com o poder da Natureza.

De acordo com o especialista, são mais as desvantagens do que as vantagens. Os riscos e os efeitos secundários de determinados antidepressivos não compensam em casos de doentes com depressões ou ansiedade menores. Muitos desses medicamentos conduzem facilmente ao aumento de peso, à dependência de medicação e ainda podem estar relacionados com o aumento da taxa de suicídio.

Por isso mesmo, Michalsen acredita estar na altura de incorporar mais técnicas naturais no tratamento da depressão e da ansiedade. Para tal, apresenta no seu livro algumas táticas às quais qualquer pessoa pode recorrer ou mesmo colocar em prática.

Percorra a galeria de imagens acima e fique a saber como pode combater a depressão e a ansiedade, de acordo com Andreas Michalsen.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Diferença entre mulheres e homens com sintomas de depressão em Portugal é a maior da Europa

10 mulheres célebres que batalharam contra a depressão