Oito técnicas para se acalmar quando tem um ataque de pânico

pexels-juan-pablo-serrano-arenas-1161268(1)
[Fotografia: Juan Pablo Serrano/Pexels]

Quem nunca teve um ataque de pânico provavelmente não entende bem o que se está a passar quando vê outra pessoa a tê-lo. Por vezes, é mesmo difícil entender o porquê da outra pessoa estar a reagir assim ou mesmo o que podemos fazer para a ajudar. Primeira grande surpresa: mesmo que queira lutar contra o ataque, não o faça.

“O pânico é uma reação natural do nosso corpo, que está presente em todos os seres humanos. Ele adaptou-se à nossa sobrevivência e preparou os nossos corpos para fugir ou lutar na presença de perigo”, explica a professora de ciências comportamentais da Universidade de Montana, Ellen Bluett, à revista Self. A especialista refere ainda que os ataques de pânico são a resposta do nosso corpo a uma fuga ou luta fora do contexto.

Ainda que a grande maioria das pessoas queira ao máximo “lutar contra” o ataque, a especialista afirma que o melhor que temos a fazer é “não lhe resistir”. Segundo a revista, todas as pessoas irão sofrer um ataque de pânico ou dois ao longo da sua vida, mesmo que não sofram de nenhuma perturbação que implique ter estes ataques de forma recorrente.

Especialmente numa altura em que a Covid-19 trouxe vários problemas ao de cima, veja abaixo oito formas de tornar um ataque de pânico menos aflitivo, de acordo com vários especialistas.

Não lute contra a maré

Pode parecer contraditório, mas lutar contra o ataque não é a melhor solução. Por exemplo, quando começamos a sentir os sintomas de um ataque, temos a tendência de sair do local onde estamos, mas esta ação pode criar uma rotina onde só se sente segura se abandonar o local onde está, o que, no futuro, pode agravar a situação porque o seu cérebro acredita que ir embora é o melhor para si, em vez de lidar com o que se passa.

Admita

Diga a si mesma que está a ter um ataque de pânico, não o tentando camuflar.

Descubra o que a acalma

Tenha mantras que a ajudem a acalmar e repita-os. Arranje frases inspiradoras que a deixem motivada, sabendo que a situação vai passar e que você é forte para a ultrapassar.

Controle a mente

Relembre-se a si mesma, e repita, que esta situação não durará para sempre. Ainda que pareça uma eternidade, estes ataques, por norma, duram cerca de 10 minutos.

Respire fundo

Respire fundo. Quando estamos ansiosos a nossa respiração fica mais acelerada, tente controlar a respiração de forma calma e profunda.

Saiba ajudar e ser ajudada

Ajude as outras pessoas para que elas também a possam ajudar, e diga-lhes o que fazer. Há pessoas que acalmam quando têm os seus amigos ou familiares ao pé de si, a agarrar na mão e a dizer que vai ficar tudo bem. O importante é arranjar os seus mecanismos.

Desvie a atenção

Distraia-se, pois assim irá desviar a sua atenção para outro assunto que não o que a está a incomodar.

Não esconda de quem a acompanha

Fale sempre com o seu terapeuta ou médico sobre o que lhe acontece. Se está a ter dificuldade em controlar os seus ataques, fale com o profissional que a segue para que, juntos, arranjem formas e mecanismos para melhorar a situação.