Oito técnicas para se acalmar quando tem um ataque de pânico

Quem nunca teve um ataque de pânico provavelmente não entende bem o que se está a passar quando vê outra pessoa a tê-lo. Por vezes, é mesmo difícil entender o porquê da outra pessoa estar a reagir assim ou mesmo o que podemos fazer para a ajudar. Primeira grande surpresa: mesmo que queira lutar contra o ataque, não o faça.

“O pânico é uma reação natural do nosso corpo, que está presente em todos os seres humanos. Ele adaptou-se à nossa sobrevivência e preparou os nossos corpos para fugir ou lutar na presença de perigo”, explica a professora de ciências comportamentais da Universidade de Montana, Ellen Bluett, à revista Self. A especialista refere ainda que os ataques de pânico são a resposta do nosso corpo a uma fuga ou luta fora do contexto.

Ainda que a grande maioria das pessoas queira ao máximo “lutar contra” o ataque, a especialista afirma que o melhor que temos a fazer é “não lhe resistir”. Segundo a revista, todas as pessoas irão sofrer um ataque de pânico ou dois ao longo da sua vida, mesmo que não sofram de nenhuma perturbação que implique ter estes ataques de forma recorrente.

Na galeria de imagens acima mostramos oito formas de tornar um ataque de pânico menos aflitivo, de acordo com vários especialistas.

Emma Stone desabafa sobre ansiedade e ataques de pânico

Saiba se sofre de ataques de pânico e como combatê-los