Oleosidade a mais no cabelo? Eis como resolver o problema

iStock-1048315624(1)

Um dos grandes problemas das mulheres, no que diz respeito ao bem-estar dos seus cabelos, é mesmo a oleosidade. Este problema obriga-as, na maioria das vezes, a lavar os fios todos os dias, ainda que saibam que não faz bem. Mas não desespere: há soluções.

A revista feminina Glamour decidiu juntar aqueles que dizem ser os melhores segredos para controlar a oleosidade do cabelo. E para as mulheres que sofrem ou já sofreram deste problema, sabem o quão desconfortável e aborrecido pode ser.

Se quer ver-se livre da oleosidade a mais que os seus fios criam, então tome nota destas que parecem ser as melhores dicas para resolver o problema:

Troque as escovas por pentes

Está habituada a pentear o cabelo com escovas que têm várias e várias cerdas? Então comece a deixá-las de lado. A única coisa que esse tipo de material faz é espalhar a gordura e os restos de produtos em todo o cabelo. O ideal é usar um pente com dentes largos e fibras naturais, para que este objeto não acabe por ser um veículo para que os óleos e as fibras capilares sejam distribuídas pelo restante cabelo.

Não esteja constantemente a tocar no cabelo

Se tem o hábito de estar constantemente a tocar no cabelo, pois tente evitá-lo. Isto porque toda a gordura e ‘lixo’ que está agarrado às mãos acaba por ficar preso no seu cabelo e piora a situação já atual dos seus fios. Qualquer produto que coloque no cabelo perderá o efeito se estiver sempre a tocar nos fios. Opte por penteados que a mantenham fresca durante estes meses mais quentes, evitando que esteja sempre a mexer nas mechas.

Tenha horários regulares

Provavelmente não estava à espera desta, mas é verdade: ter horários irregulares para dormir ou comer pode afetar a saúde do seu cabelo. Isto porque as alterações das glândulas sebáceas podem acontecer se não tiver horários fixos e regulares para a hora de comer e deitar-se. A consequência destas ações é, está claro, a maior produção de óleo no cabelo. Isto porque o seu metabolismo fica alterado, bem como o seu sistema nervoso, que faz com que estas glândulas reajam desta forma.

Lavar o cabelo corretamente

Quanto ao lavar o cabelo de forma correta, saiba que cada caso é um caso, e que a frequência deverá depender da quantidade de óleo que cada fio necessita. No entanto, deverá lavar o cabelo pela manhã e sempre com água tépida, de forma a eliminar o excesso de gordura que foi criado durante a noite. Se conseguir evitar lavar todos os dias, melhor, caso contrário, faça-o sempre pela manhã e não pela noite.