ModaLisboa: Arte e ‘manifs’ na passerelle

Este domingo, 10 de março, chegou ao fim mais uma edição da ModaLisboa. Insight prometia uma reflexão sobre a indústria da moda. Olga Noronha enquadrou-se neste tema, e com apenas quatro modelos e um artista levou arte à passerelle. Dino Alves também seguiu a reflexão à letra com uma manifestação, provando que por vezes o melhor fica mesmo para o fim. Estes foram os melhores looks do terceiro dia da ModaLisboa.

Se houvesse um prémio para o desfile mais original, Olga Noronha levava o galardão para casa. Inspirada na flor como expressão da sexualidade, em Flourish a designer vestiu quatro modelos com vestidos cor-de-rosa e deixou um bailarino completar as peças, surpreendo todos os presentes. Enquanto dançava, ia preenchendo com pó desenhos previamente feitos de flores nos vestidos. É uma coleção sem tempo nem estação, mas a moda também pode ser isto.

Já sobre coleções que podiam saltar para o nosso armário, vale a pena referir Gonçalo Peixoto. O jovem criador é um dos nomes que mais tem crescido nos últimos meses e um dos que vale a pena manter debaixo de olho. Com uma coleção colorida e brilhante, as suas peças são femininas e elegantes.

A manifestação de Dino Alves

Para os mais atentos, os acessórios com expressões como “your image is your weapon” (a tua imagem é a tua arma) ou “my life, my rules” (a minha vida, as minhas regras) talvez deixassem adivinhar o que se seguiria. Contudo, Dino Alves conseguiu surpreender a sua audiência quando, no final do desfile os modelos transformaram a passerelle numa manifestação. Envergando cartazes com mensagens como as que mencionamos, o criador deixou clara a sua posição crítica.

Segundo o próprio escreveu sobre Reaction, “esta coleção é um manifesto à má índole”. Mais concretamente, a mensagem de Alves é contra o preconceito, a destruição do planeta, os padrões de beleza rígidos. E os acessórios que escolheu, entre colares, anéis ou pins, são exemplos diretos disto. Quanto às peças, o corte fazia lembrar os anos 70, e não faltaram as tradicionais calças à boca-de-sino nem camisolas de gola alta. Por outro lado, fica novamente provado em passerelle que os puffer jackets coloridos são e continuarão a ser uma tendência forte nos meses mais frios.

Além destes nomes, desfilaram ainda Nuno Gama, Andrew Coimbra, Nycole, Ricardo Andrez e Aleksander Protic.

Veja na galeria acima os melhores looks do terceiro e último dia da ModaLisboa Insight.

[Imagem de destaque: Ugo Camera/ModaLisboa]

O empowerment feminino foi o melhor look do segundo dia de ModaLisboa

Street style: os looks mais originais da ModaLisboa