Olhos cansados? Comece a cumprir a técnica dos ’20-20-20’

pexels-anna-tarazevich-6173676
[Fotografia: Anna Tarazevich/Pexels]

O número de horas passadas diante de um ecrã é cada vez maior, não será, por isso, estranho, sentir os olhos mais fatigados. Para tentar combater esse efeito da longa exposição, investigadores da Universidade britânica de Aston apresentam uma técnica que pode proporcionar algum alívio, uma sugestão que não invalida a consulta de especialistas em casos mais agudos.

De acordo com os especialistas, a regra define-se como 20-20-20, bastando para tal que desvie os olhos dos ecrãs durante 20 segundos a cada 20 minutos e faça estender o olhar até 20 pés de distância, ou seja, pelo menos seis metros. O autores do estudo sustentam, através de validação científica numa amostra de 29 indivíduos com algum tipo de fadiga ocular, que essa prática pode ajudar sintomas associados ao uso prolongado de computador.

A experiência, que pode ser lida no original aqui, recorreu ao uso de um software especial instalado nos computadores de cada indivíduo da amostra e que, a cada 20 minutos, enviava uma mensagem pop-up a recomendar o desvio do olhar noutras direções e cerca de seis metros de distância. Uma indicação que só poderia ser desligada após cumprido esse comportamento. Seguidamente, os sintomas de fadiga ocular foram medidos antes e depois do estudo de duas semanas e, uma terceira vez, uma semana após a conclusão da investigação. A conclusão indicou que valores como a secura, sensibilidade e desconforto dos olhos registaram taxas de prevalência mais baixas.

“O estudo anterior apenas pedia às pessoas que executassem as sugestões, neste o controlo de acesso no software significava que podíamos ter certeza de que os participantes realmente desviaram o olhar a cada 20 minutos. Vimos uma melhoria nos sintomas do grupo como um todo”, revela, em comunicado, o professor de optometria da Universidade de Aston, James Wolffsohn.

Os investigadores afirmaram ainda que, após o estudo, os sintomas oculares dos participantes regrediram em grande parte para o que eram antes do período de intervenção.