Fazer uns olhos esfumados é fácil, fácil, fácil

Livre de traços rígidos e perfeitinhos, o efeito de olhos esfumados ajuda a destacar e a dar profundidade ao olhar através do esbatimento progressivo do pigmento de cor. Uma técnica de maquilhagem aparentemente difícil, mas que com as dicas certas se faz quase num piscar de olhos.

Descobrimos como fazer nos bastidores do Portugal Fashion, onde o maquilhador Paulo Almeida que revelou alguns truques: “A maneira mais fácil de fazer um olho esfumado é com lápis de olhos. Porque quando fazemos com um lápis, que é um creme, o produto arrasta para todo o lado, enquanto a sombra normalmente cai e borra”.

Paulo Almeida revelou ainda a importância de fazer a aplicação com o pincel de olhos certo: “Porque é que eu gosto deste pincel 239 da M.A.C.? Porque primeiro é achatado, portanto, quando o utilizamos na horizontal é ótimo para esbater a linha e quando o viramos para a vertical é ótimo para criar a profundidade”. Tudo o que se quer num esfumado.

Mas como fazer?

Passo 1: Fazer um risco com lápis de olhos junto à raiz das pestanas. O traço pode começar no canto interno ou não, mas tem de terminar sempre junto da última pestana do canto externo do olho. Não se preocupe em fazer uma linha direitinha, pois vai ser esbatida.

Passo 2: Pegar num pincel de olhos achatado e fofo, como o 239 da M.A.C. Cosmetics, e aplicar um pouco de lápis na ponta. Depois é só esbater o risco feito no olho, passando com o pincel sobre todo o traço de modo a borrá-lo.

Só com estes dois passos já temos uns olhos esfumados, mas quem quiser apostar num olhar mais carregado deve continuar a seguir as instruções:

Passo 3: Ainda com o mesmo pincel da M.A.C. deve continuar a esbater o risco de olhos, apenas na metade externa, mas agora da linha das pestanas até à linha do côncavo da pálpebra.

Passo 4: Esbater a ponta do risco pela concavidade da pálpebra até à linha central do olho.

Passo 5: Aplicar uma sombra de olhos na cor que desejar com um pincel próprio para este produto. A aplicação deve ser feita aos toques, começando-se no centro da pálpebra móvel e, só depois no resto do olho. É importante que não o faça com demasiado produto para que os pigmentos da sombra e do lápis esfumado se misturarem de forma suave. Pode regular a intensidade do esfumado adaptando a quantidade de sombra aplicada.

Utilizada sobretudo para festas e saídas à noite é a maquilhagem perfeita para esta sexta-feira.

Percorra a galeria de imagens acima para rever o passo a passo e se inspirar em alguns dos esfumados que desfilaram na 41ª Edição do Portugal Fashion, no Porto.

 

Lábios vermelhos perfeitos: é assim que se fazem

Sabe usar o eyeliner certo para o seu tipo de olhos?