Olivera Zajelac inventou suplementos para todas as fases do treino

abre XS - Tarifa Session low quality173

Olivera Zajelac nasceu em Belgrado onde se formou em Ciências Desportivas em 1998. Mudou-se para Itália e é em Milão que trabalha como nutricionista e colabora com a Amway como porta-voz da XS Sports Nutrition, uma marca de suplementos para quem treina. Esteve recentemente em Tarifa onde vive o embaixador da marca, o campeão mundial de kitesurf, Alex Pastor, e falou com o Delas sobre a importância de adotar um estilo de vida saudável e não tomar nada que não se saiba o que é. Fazer desporto é muito importante e saber ler os rótulos também.

Esteve envolvida no desenvolvimento da fórmula para os suplementos pré, durante e pós-treino da XS Sports Nutrition. Foi uma ideia sua?
Minha e da minha equipa. Ao estudarmos o mercado dos suplementos, percebemos que não havia um suplemento adequado para todas as fases do treino. Cada momento precisa de nutrientes diferentes e é importante que as pessoas ativas percebam isso. Chegámos à conclusão que a grande maioria dos suplementos que estão à venda não continham BCAA’s (Branched Chain Amino Acids) que são essenciais ao corpo para quem pratica atividade porque ajudam a reparar os músculos, dão energia e não precisam ser processados pelo fígado. Normalmente encontramos opções com carboidratos em grande quantidade.

Existe então um desconhecimento generalizado do que são e quando devem tomados?
Acho que sim. A maioria das pessoas não lê rótulos, toma qualquer coisa. Há que perceber o que está nos suplementos e o que se adequa melhor a cada corpo. O que acontece é que as pessoas sentem-se cansadas depois de se exercitarem algumas vezes e não precisam sentir-se assim. Se o corpo regenerar convenientemente, a sensação é de fortaleza e bem-estar.

Entre mulheres e homens existe diferença ao tomar suplementos?
Existem diferenças hormonais, claro, somos diferentes (risos). Mas quando falamos de suplementos, não fazemos essa distinção.

Antes de começar a treinar é recomendável ir a um especialista?
Sim, deve-se falar com um nutricionista antes de comprar seja o que for ou mesmo procurar informar-se o melhor possível porque na internet há imensa informação. Claro que há que saber o que é certificado mas é possível aprender imenso ao pesquisar. O importante é não tomar nada inconscientemente porque pode, inclusive, ter o efeito contrário ao que se pretende.

Qual é o erro mais comum que cometemos?
Antes de mais, os suplementos têm propósitos muito específicos. O erro mais comum é tomar qualquer coisa sem perceber o que se adequa a cada dieta e a cada corpo. Compram-se os produtos mais baratos ou os que na moda e quando não vêem resultados ficam muito frustrados. Pois claro, estão a fazer a coisa mal desde o início. Não vale a pena copiar ninguém.

E quem não treina não deve tomar nada?
Nem pensar. Estes suplementos ajudam a melhorar a performance e a renegerar os músculos pós-treino e só devem ser tomados por quem faz atividade física. Se não treina, não tome nada. Fazer dieta é uma coisa bem diferente, não podemos confundir as duas coisas. O importante é ter um estilo de vida ativo e saudável. Não é cliché, é mesmo verdade, não me canso de dizer, ficamos muito mais felizes e produtivos quando nos sentimos bem com o nosso corpo.

Com que idade aconselha a tomar estes suplementos?
A partir dos 18 anos e não há limite de idade.

#delasfaz: Kitesurf pela primeira vez