Filme de realizadora portuguesa na corrida aos prémios britânicos BAFTA

Captura de ecrã 2024-09-29, às 13.58.17
Realizadora Laura Carreira com a atriz Joana Santos [Fotografia: Instagram/Joana Santos]

O filme On Falling, da realizadora portuguesa Laura Carreira, está na lista de candidatos a uma nomeação para os BAFTA, os prémios britânicos de cinema, anunciou a organização.

Segundo a lista de filmes candidatos às nomeações, divulgada pela Academia Britânica das Artes de Cinema e Televisão, On Falling, de Laura Carreira, foi selecionado para a categoria de Primeiras Obras.

On Falling é a primeira longa-metragem de Laura Carreira, uma realizadora portuguesa que vive e trabalha há mais de uma década no Reino Unido e que é autora ainda das curtas-metragens Red Hill (2018) e The Shift (2020).

A longa-metragem teve produção luso-britânica pela Bro Cinema e pela Sixteen Films e explora questões sobre precariedade laboral e solidão, tendo já feito o circuito de vários festivais internacionais. A estreia comercial em Portugal é a 27 de março.

Em 2024, Laura Carreira venceu um prémio de realização no festival de San Sebastián (Espanha), com este filme que também foi premiado no Festival de Cinema de Londres. A atriz Joana Santos foi distinguida na Grécia pela prestação no filme.

“On Falling” segue os passos de Aurora, uma jovem portuguesa emigrada na Escócia, que tem um emprego precário e profundamente desumanizado num armazém, e que enfrenta dificuldades em subsistir e em socializar, numa casa partilhada com outros imigrantes.

Nos BAFTA, há ainda a referir que o filme brasileiro “Ainda estou aqui”, de Walter Salles, está na corrida aos prémios britânicos na categoria de melhor filme em língua não inglesa.

“Emilia Pérez”, o ‘thiller’ musical do realizador francês Jacques Audiard já premiado em Cannes e um dos favoritos aos Globos de Ouro e aos Óscares, é o filme mais citado entre os candidatos às nomeações dos BAFTA, em 15 categorias, nomeadamente para Melhor Filme, Realização, Atriz Principal e Atriz Secundária.

Em 14 categorias surge “Conclave”, filme de conspiração de Edward Berger, ambientado no Vaticano e protagonizado pelo ator Ralph Fiennes.

LUSA