Onde levar as crianças este fim de semana

crianças

Louise, Ponpon, Anatole e os outros… 20 anos do cinema de animação da JPL Films

marionetas

Esta exposição é dedicada a uma retrospetiva do trabalho deste estúdio francês. Através da exibição de peças referentes a 20 obras, concentra os 20 anos da produção da JPL Films.

São expostas as pesquisas gráficas em termos de décor e personagens, a produção das marionetas e acessórios, as decorações ou os storyboards e as animações com storyboards filmados e sonorizados. Os excertos de filmes e making-offs, os desenhos, pinturas originais, cartazes, animações e os testes de animação pretendem complementar a visita ao estúdio e dar a conhecer a sua atividade.

Horários:
Até 30 de abril, entre as 10:00 e as 18:00, no Museu da Marioneta, em Lisboa.

Workshop jardim decorado

workshop

Uma atividade que pretende sensibilizar os mais pequenos para a jardinagem, começando por decorar os vasos e seguindo-se, depois, a preparação da terra para colocar as plantas e as sementes a germinar.

Esta é uma boa forma de os mais pequenos aprenderem mais sobre plantas e desenvolverem o sentido de responsabilidade ao cuidar delas.

Horários:
Dia 11 de março, às 15:00, no espaço Atmosfera M, no Porto.

Workshop Terapêutica no Acolhimento

workshop

Uma atividade que tem como principal objetivo ensinar aos participantes conhecimentos-chave sobre o acolhimento residencial com intencionalidade terapêutica.

Horários:
Dia 11 de março, entre as 9:00 e as 18:00, no Espaço Pegadas, na Amadora.

Conto infantil junta nova tartaruga às criaturas marinhas do SEA LIFE Porto

sea-life

O SEA LIFE Porto vai receber a apresentação do livro Nos Olhos de Uma Tartaruga. Este conto infantil de Pedro Gaia é protagonizado por uma tartaruga e incentiva à conservação e respeito pelos oceanos.

No dia 12 de março, às tartarugas-verdes Mariza e Yellow, que habitam o aquário portuense e fazem as delícias dos visitantes do SEA LIFE Porto, junta-se Maria, a personagem principal do livro infantil Nos Olhos de Uma Tartaruga. Lado a lado com as tartarugas que habitam este aquário, Maria, a tartaruga do livro infantil de Pedro Gaia, ganha vida nas palavras do seu autor.

Horários:
Dia 12 de março, às 15:15, no SEA LIFE Porto.

Workshop Oficina de Construção de Fantoches

fantoches

O fantoche é um recurso significativo para contar histórias e facilitar a aprendizagem de temáticas, podendo ser usado no ambiente escolar e nas creches de forma lúdica e pedagógica, facilitando o processo criativo e educativo.

Esta oficina pretende desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre materiais e diferentes técnicas utilizados na construção de fantoches e proporcionar momentos de aprendizagem através da criação de fantoches, fazendo uso de materiais recicláveis como embalagens, rolhas, meias, tecidos, feltro, cartão, esponja e lãs.

Horários:
Dia 12 de março, entre as 15:00 e as 18:00, no Espaço Pegadas, na Amadora.

Rubikando

rubikando

É um ateliê com sessões para crianças e adultos que pretendem descobrir as várias soluções para resolver o cubo de Rubik. Ao longo de quatro sessões, os participantes vão poder conhecer as técnicas, esclarecer dúvidas e praticar bastante para alinhar as cores na face do cubo e resolver este quebra-cabeças científico.

Tudo isto com muita ciência.

Horários:
Dia 12 de março, entre as 10:30 e as 11:30, no Exploratório Santa Clara Coimbra, em Coimbra.