Onde levar as crianças este fim de semana

criancas
[Fotografia: Shutterstock]

Leve os seus filhos a aprender a cozinhar com Pedro Jorge

pedro-jorge

O centro comercial Alma Shopping encerra este fim de semana uma série de pop-up markets com o Gourmet, um espaço dedicado aos amantes dos sabores premium. Este mercado decorre até dia 26 de março e no dia 25, sábado, conta com um showcooking do “mini chef’ Pedro Jorge, entre diversos workshops ligados à arte culinária, desde a comida saudável à produção de chocolate artesanal.

No domingo, Pedro Jorge também estará presente no Alma Shopping, a partir das 15h00, para desvendar receitas de sucesso, que fazem as delícia de miúdo e graúdos, seguindo-se uma sessão de autógrafos e fotografias.

Horários:
Dias 25 e 26 de março, a partir das 15h00, no Alma Shopping, em Coimbra.

Oficina criativa: espaços em construção

maat

Nesta oficina de expressão plástica orientada por Renato Santos e criada no âmbito da exposição do MAAT Utopia/Distopia, os mais pequenos são desafiados a criar uma nova cidade perfeita após contactarem com as visões de diferentes artistas e arquitetos sobre este tema.

Numa viagem pelas utopias, os participantes vão materializar as suas próprias ideias de cidade, construindo edifícios, estradas e jardins com recurso à colagem e ao desenho.

Horários:
Dia 25 de março, entre as 16h00 e as 18h00, no MAAT (Museu Arte Arquitetura Tecnologia), em Lisboa.

Música para bebés e crianças

musica-bebes

A música possui um papel importante na educação das crianças desde o primeiros dias de vida. Pelo seu poder criador e libertador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado por pais e educadores.

É preciso que a criança seja habituada a expressar-se musicalmente desde tenra idade, para que a música se constitua numa faculdade permanente do seu ser.

Horários:
Dia 25 de março, entre as 10h00 e as 12h00, em Loulé, no Algarve.

“Dominguinhos” dão as boas-vindas à primavera

Os dias têm estados cinzentos, mas a primavera já chegou e em breve vai dar-nos dias coloridos, perfumados, vistosos e alegres. É a estação do ano perfeita para guardar numa moldura. Recorrendo a elementos naturais como flores e folhas, mas também a lã e feltro, os pequenos participantes dos “Dominguinhos” vão guardar a primavera no quadro que irão criar num ateliê de artes plásticas na manhã de 26 de março, domingo.

Os “Dominguinhos” são compostos por diferentes temáticas mensais e surgem da parceria com a Catavento, empresa da incubadora de indústrias criativas da Fundação de Serralves, que se dedica a projetos educativos.

Horários:
Dia 26 de março, entre as 11h00 e as 12h00, no MAR Shopping, em Matosinhos.

Lisbon Week

cim

Para comemorar o 10º aniversário, a Companhia de Dança (CiM) e a Vo’Arte vão promover um conjunto de atividades que pretendem redesenhar, criar e inspirar a inclusão pela arte numa nova perspetiva. Este mês integram a programação do Lisbon Week com uma série de ações em vários espaços da freguesia do Lumiar.

No âmbito da Geração SOMA, a CiM vai dinamizar uma manhã repleta de experiências artísticas e inclusivas para os mais novos.

Horários:
Dia 26 de março, entre as 10h00 e as 13h00, no CiM – Companhia de Dança, em Lisboa.

É uma quintinha saloia com certeza

Para conhecer em família, esta pequena quinta situada em plena Serra de Sintra vai desvendar aos seus visitantes como se vivia antigamente no espaço rural da região saloia. Na companhia dos monitores, vestidos à época como verdadeiros saloios do século XIX, aprende-se a fazer o pão de modo tradicional e, enquanto este coze no forno a lenha, auxilia-se os anfitriões nas tarefas do dia-a-dia.

Recolher os ovos no galinheiro, dar cenouras aos animais do cercado, passar pelo pomar e pela horta para conhecer os frutos e vegetais da época e, na zona das aromáticas, reconhecer as plantas dos chás e dos temperos com a ajuda do nariz, serão algumas das tarefas a realizar.

Horários:
Dia 26 de março, entre as 15h30 e as 16h30, na Quintinha de Monserrate, em Sintra.

Imagem de destaque: Shutterstock