ONU dedica Dia da Mulher às ativistas rurais e urbanas

ONU
Fotografia: Shutterstock

A ONU Mulheres dedica as comemorações do Dia Internacional da Mulher deste ano às ativistas rurais e urbanas.

Sob o lema “Time is Now [O Tempo é Agora]: Ativistas Rurais e Urbanas Transformando as Vidas das Mulheres”, a organização das Nações Unidas pretende colocar o foco, neste dia, “nas ativistas rurais e urbanas que têm sido centrais nestes movimentos extraordinários à escala global”.


“As ativistas rurais e urbanas continuam a mobilizar, romper com o status quo, e influenciam um vasto quadro de políticas, reformas legislativas e sociais”


Para lançar a temática, a organização promoveu um evento com a participação, entre outras, de Monica Ramirez, co-fundadora e presidente da Alianza Nacional de Campesinas – organização da trabalhadoras rurais dos Estados Unidos da América, e das atrizes Danai Gurira (conhecida pela personagem Michone, de ‘Walking Dead’) e Reese Whitherspoon.

“Através de marchas de solidariedade, campanhas virais nas redes sociais, esforços culturais e movimentos populares poderosos, as pessoas em todo o mundo estão a mobilizar-se para um futuro de igualdade de género”, refere a ONU Mulheres, em comunicado.

Apesar de enaltecer estes movimentos, “que fizeram as manchetes dos jornais”, o organismo reconhece que “outros esforços permanecem muito longe das luzes da ribalta”.

“As ativistas rurais e urbanas continuam a mobilizar, romper com o status quo, e influenciam um vasto quadro de políticas, reformas legislativas e sociais, desde a fundação de projetos para acabar com a violência nos locais de trabalho, promovendo o acesso a serviços para minorias étnicas, imigrantes e mulheres de minorias e trabalhando todos os dias para que ninguém fique para trás”, salienta a organização.

No evento organizado pela ONU Mulheres para assinalar o Dia da Mulher, estiveram ainda presentes o secretário-geral da ONU, António Guterres, amnistia australiana dos Negócios Estrangeiros, Julie Bishop, o presidente da Assembleia-geral das Nações Unidas, Miroslav Lajčák, e a Diretora Executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka.