ONU denuncia aumento das deportações de migrantes nos Balcãs

“Uma família síria com sete pessoas, incluindo uma criança de dois anos, uma rapariga de 16 anos e duas mulheres, quase congelou após ter sido deixada numa floresta com 11 graus negativos para caminharem em direção à Bulgária num percurso de cerca de um quilómetro”, disse Mirjana Milenkovska, porta-voz na Sérvia do ACNUR, citada pela agência noticiosa France-Presse. Este relato refere-se concretamente a um acontecimento do dia 17 de dezembro, mas inscreve-se numa prática cada vez mais frequente.

As deportações ilegais de migrantes que tentam alcançar a Europa ocidental através da designada “Rota dos Balcãs” aumentaram nas últimas semanas, advertiu hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Cerca de 1.000 pessoas do Médio Oriente, Ásia e África “foram expulsas apenas ao longo da Rota dos Balcãs… mais do que anteriormente”, referiu.


Leia também:

Diário de uma portuguesa voluntária num campo de refugiados

Vêm ter comigo para encontrar óculos para os refugiados

Há mulheres a prostituirem-se por 5 euros nos campos de refugiados


Centenas de milhares de migrantes e refugiados optaram pela rota dos Balcãs, a partir da Grécia e através da Macedónia e Sérvia, Croácia e Hungria, para tentar atingir a Europa ocidental, até este trajeto ter sido praticamente encerrado a partir de março.

O ativista Gordan Paunovic, do grupo Info Park, que fornece ajuda aos refugiados referiu ainda a propósito do mesmo incidente: “A família estava registada em Belgrado e a caminho de um centro para refugiados, quando foi retirada do autocarro por uma unidade do exército ou da polícia que apreendeu os seus documentos.”

Este grupo familiar foi salvo por um responsável da polícia de uma cidade nas proximidades e que foi alertado por ativistas, acrescentou Paunovic.

O Centro de Belgrado para os direitos humanos (BCHR), que representa a família, referiu que o motorista do autocarro confirmou a informação.

O ministro da Defesa sérvio, Zoran Djordjevic, negou qualquer envolvimento do exército neste incidente.

Cerca de 7.000 migrantes estão atualmente na Sérvia. A maioria está alojada em 13 centros de acolhimento oficiais, enquanto 1.000 estão dispersos pela baixa de Belgrado, e muitos sem alojamento, disse Milenkovska.

Cerca de 109 pessoas terão sido deportadas em novembro para a Macedónia a partir do centro de trânsito para migrantes em Presevo, junto à fronteira comum.

“Todos regressaram a Belgrado e contaram-nos histórias semelhantes: foram acordados às 04:00 da manhã, colocados numa carrinha da polícia e conduzidos para um campo no meio de uma floresta perto da fronteira com a Macedónia”, assegurou Paunovic.

Membros da Associação macedónia de jovens advogados (MYLA), que fornece ajuda legal aos migrantes na Macedónia, também “registou casos de pessoas que foram enviadas para a Macedónia, apesar de terem documentos de asilo registados na Sérvia”.