Open de Judo pode tornar-se “a prova feminina com maior participação de sempre”

Maria-Siderot
Fotografia retirada do Facebook da Federação Portuguesa de Judo

São cerca de 300 as atletas, oriundas de 30 países, que vão ocupar, já a partir deste sábado, 3 de fevereiro, o Pavilhão Multiusos de Odivelas.

No Open de Lisboa de Judo feminino, de entrada livre e que decorre até domingo, 4 de fevereiro, participam judocas do Japão, Rússia, Israel, Espanha, Roménia, Polónia e Canadá, entre outros países.

A competição, integrada no ‘European Judo Open Women’, é uma prova pontuável para o ‘ranking’ mundial e antecede o ‘Grand Slam’ de Paris. Muitos atletas aproveitam-na para fazer a sua preparação para a competição francesa. Mas este ano, Lisboa pode estabelecer um recorde.

Em declarações à Lusa, a diretora desportiva da União Europeia de Judo, Catarina Rodrigues destacou o facto de se perspetivar “a prova feminina com maior participação de sempre” e a participação de judocas do Japão, país onde nasceu a modalidade.

Por outro lado, a organização salienta também o regresso da competição a Portugal três anos depois da última edição em território nacional. Para o presidente da Federação Portuguesa de Judo, Jorge Fernandes, esse retorno não é só motivo de orgulho, tem também um lado prático relevante: permitir que as atletas locais possam competir.

“O objetivo passa por proporcionar ao maior número de atletas portugueses a possibilidade de competir, porque se fosse noutro país muitos não poderiam ir, até pelos preços. Aqui não pagam nada e podem participar. Assim, isto é uma forma de apoio aos próprios atletas“, sublinhou.


Judocas Telma Monteiro e Joana Costa vão dar aulas a quem quiser


A isso as judocas nacionais Joana Diogo, Patrícia Sampaio e a luso-cubana Yahima Ramirez acrescentam o facto de a realização nacional da prova ajudá-las “a sentir mais o calor humano” e o apoio do público.

“Esta é a minha primeira prova como sénior e tenho as expectativas muito altas. Competir em casa é diferente, porque dá mais oportunidades a quem nos quiser vir apoiar e transmitir carinho e confiança”, sublinhou Patrícia Sampaio.

Seleção nacional “preparada” para “subir ao pódio”, diz Telma Monteiro

Telma Monteiro é a ‘madrinha’ da prova, organizada pela Federação Portuguesa de Judo, com o apoio da Federação Internacional da modalidade. Confiante numa boa prestação das atletas portuguesas, a atleta olímpica pediu uma grande adesão do público.

“Estarão aqui países muito fortes, como o Japão, mas acredito que a nossa seleção está preparada para conseguir bons resultados, como tem sido habitual, e subir ao pódio. Em termos de organização, temos tido sempre boas organizações. Basta que o público venha ajudar a esta festa”. afirma a judoca.

com Lusa

Imagem de destaque: Facebook da Federação Portuguesa de Judo