Oprah Winfrey e Tracee Ellis Ross criam documentário sobre cabelos negros

Captura de ecrã 2021-02-22, às 18.56.25
Tracee Ellis Ross [Fotografia: Instagram]

Ativista pela beleza das mulheres negras, tendo já criado uma linha de beleza capilar vocacionada, a atriz Tracee Ellis Ross, protagonista da irónica série Black-ish, junta-se à apresentadora norte-americana Oprah Winfrey e vai criar uma série documental só sobre a temática dos cabelos negros.

The Hair Tales vai contar como os fios definem a identidade das mulheres negras. “O nosso objetivo é partilhar esta comunidade vibrante, onde temos um espaço sagrado para cada um. Tal como muitas mulheres, eu posso traçar minha caminhada para a autoaceitação através do meu cabelo. Esta série é pessoal e universal, americana e global. É uma carta de amor para mulheres negras”, referiu Ross em comunicado.

O documentário co-criado com a escritora e jornalista Michaela Angela Davis (The Meaning of Mariah Carey) vai contar com Oprah como produtora executiva, ao lado de Tara Duncan, Raeshem Nijhon e Carri Twigg. Tudo indica que se estreará no final de 2021, início de 2022, na plataforma de distrbuição de conteúdos Hulu. Ainda sem horizonte ou data de estreia para a Europa.

Pela produção televisiva irão passar histórias pessoais de mulheres negras que falam dos seus cabelos e de como tal se inscreve nos temas históricos e sociais mais amplos, mas também nas suas próprias vidas. Há estudos que mostram o preconceito latente que ainda existe.

Oprah Winfrey revelou que “no início da carreira, aos 22 anos, o chefe me informou que o cabelo era grosso demais para o choram colocado atrás da mesa de notícias, pelo que devia mudar o estilo”, tendo ido depois a um cabeleireiro de Nova York que, com o esforço de o estilizar, lhe estragou o cabelo. Mas são só: Oprah sublinha a identidade.

Com a marca Pattern Beauty, vocacionada para cabelos cacheados, Ross conta: “Enquanto crescia, a sociedade dizia-me que havia uma maneira certa de usar meu cabelo, ideais que não combinavam com o que eu via ao espelho, então tentei fazer meus cachos ficarem submissos.”