Orçamento 2018 mantém milhões de 2017 para a violência doméstica

Em dia de votação final global do Orçamento do Estado para 2018, marcada para esta segunda-feira, 27 de novembro, o Ministério da Presidência explica ao Delas.pt que “a dotação inicial inscrita [no documento] para as políticas de prevenção e proteção às vitimas de violência doméstica se mantém o previsto no OE de 2017”, ou seja, igual ao ano passado.

Especificando, fonte oficial explica que se trata de valores “alavancados com programas como os EEGRANTS – 6 milhões de euros ainda em negociação – ou o Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), com dotação inicial de 52 milhões de euros”.

Na galeria acima saiba o que fazer para acabar com a violência doméstica.

18 mulheres mortas em 2017, perto de 150 pedidos de adiantamento de fundos sociais entregues pelo Estado a vítimas de violência doméstica, mais de 17 mil pedidos de ajuda feitas à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) durante o ano de 2016 e relativos a denúncias de violência doméstica.


#delasexplica: Plano para Agressores de Violência Doméstica

Leia também: Atriz de Glee acusada de violência doméstica


Estes são os números deste tipo de crime que, no último sábado, 25 de novembro, levou centenas de portugueses, deputados e três ministros às ruas para se manifestarem pela eliminação da violência contra a mulher.

[em atualização]

Imagem de destaque: Shutterstock