Organize-se! Tudo sobre o PortugalFashion a partir de hoje

Portugal Fashion_ DR
Portugal Fashion [Fotografia: Artur Machado/Global Imagens]

Nova localização e mais de três dezenas de desfiles. Para começar, estas devem ser as primeiras informações a reter sobre a 42.ª edição do Portugal Fashion, que começa esta quinta-feira, 22 de março, no Parque da Cidade, no Porto.

“Aurora” é o nome da nova coleção outono/inverno 2018/19 da criadora portuguesa Anabela Baldaque, apresentada esta quinta, a partir das 21:00, “casacos longos”, “vestidos em organza bordada”, “peças em malha, com quadrados, xadrez e mangas elaboradas, drapeadas e plissadas”, avança à Lusa o gabinete de imprensa do Portugal Fashion.

Antecipar tendências, já!

Os 30 anos de carreira do ‘designer’ Júlio Torcato vão ser hoje celebrados na nova estrutura amovível do Parque da Cidade, batizada de “cidade da moda”, com a apresentação de uma coleção que alia o “corte clássico ao ‘sportswear’, privilegiando os tecidos técnicos, malhas e pelos e apostando nos azuis ‘royal’, laranjas, beges verdes e pretos”, refere a mesma fonte. Marcado para as 23:00, o desfile encerra o primeiro dia da 42.ª edição do certame, mas durante a tarde e noite passam ainda pelas duas passerelles da “cidade da moda” as coleções do ‘designers’ Estelita Mendonça e dos jovens criadores do Espaço Bloom, designadamente, de Olimpia Davide, Nycole, Beatriz Bettencourt ou Sara e Maia.

O evento de hoje tem início marcado para as 15:00, com a apresentação das peças de oito finalistas do Bloom, projeto que apoia os jovens ‘designers’ portugueses. Está também previsto para hoje o Bloom Intershow Music, um espetáculo de DJ a cargo de DJ Kitten (14:30 e 21:00) e White Haus (19:00).

Após iniciar a 17 de março, a programação de desfiles em Lisboa, o Portugal Fashion encerra no sábado, com o desfile de Diogo Miranda, pelas 23:00 horas. Ainda no último dia são apresentadas as coleções para a próxima estação fria de Luís Onofre (22:30), Katty Xiomara (16:00), Nuno Baltazar (15:00), assim como das marcas Dielmar (21:30), Lion of Porches (20:00), Ana Sousa (19:00) ou Concreto (18:00).

Dez mil metros quadrados de moda pura, no Porto

A nova estrutura amovível tem de dez mil metros quadrados de área, oito mil quadrados cobertos, numa forma de agilizar o calendário dos desfiles, segmentar públicos e facilitar a circulação de espectadores, explicou à Lusa Rafael Alves Rocha, diretor de comunicação do Portugal Fashion.

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, e é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização – Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

CB com Lusa

Imagem de destaque: Artur Machado/Global Imagens

Portugal Fashion arranca com novas abordagens dos criadores nacionais