Orgasmo reforça sistema imunitário, ajuda a dormir melhor e tem mais seis benefícios para o corpo

pexels-alena-shekhovtcova-7036533
[Fotografia: Pexels/Alena Shekhovtcova]

Mais do que sensação de prazer, o orgasmo é uma peça chave na saúde física e mental, na beleza e, claro, na autoestima. Por isso, é tempo de apontar oito vantagens que não podem ser descartadas.

Mas antes de os enumerar, saiba que um orgasmo feminino pode durar entre 13 e 51 segundos, mas bem menos nos homens, em média seis segundos, e são desbloqueadores das hormonas do bem-estar como ocitocina, serotonina e dopamina.

Ora a sensação de felicidade é um dos mais óbvios e conhecidos efeitos do orgasmo, tal como o aumento da autoconfiança. Mas, para lá destas vantagens, é tempo de conhecer os efeitos do prazer sexual sobre o corpo.

Erupções cutâneas mais controladas: Se por um lado melhoram a aparência da pele e até a saúde capilar, os orgasmos ajudam a combater as erupções cutâneas a longo prazo.

Melhor qualidade de sono: a descarga pós-sexual da hormona prolactina ajuda a adormecer mais rápido. A ocitocina leva o que o sono seja mais profundo. Ora, dormir bem leva a uma diminuição de aparecimento de rugas e linhas do rosto.

Aumento da imunidade: Os orgasmos libertam as hormonas DHEA, que ajuda a equilibrar o sistema imunológico, promove a saúde óssea e auxilia na reparação de tecidos.

Alívio de dor: Os orgasmos melhoram inclusivamente a dor de cabeça! Com benefícios em cólicas, a ocitocina libertada pode trazer alívio até a dores como as da artrite e as menstruais (mais uma razão para ter relações sexuais durante a menstruação).

Reforço do pavimento pélvico: Estudo publicado no Journal of Women’s Health, Issues and Care concluiu que com orgasmos de rotina, o pavimento pélvico fica mais forte e saudável. Na verdade, os músculos envolvidos no processo são os mesmos que são trabalhados durante os exercícios de Kegel.

Mamas e lábios maiores: O aumento de luxo sanguíneo faz com que os lábios espessem e tenham uma aparência mais cornuda. As mamas também ficam mais dilatadas durante o orgasmo.

Aumentam estrogénio e colagénio: Elementos essenciais que ajudam a sua pele a parecer mais jovem.

Reforço da relação: O orgasmo é uma ferramenta íntima essencial a criar vínculos profundos com o parceiro.