Os 5 minutos de exercício em casa que irão fazer toda a diferença

alongamentos istock
[Fotografia: istock]

Ano novo, resoluções ambiciosas. Nada contra elas, mas no que diz respeito ao exercício físico, mais vale começar por decidir cumprir um pequeno plano que seja do que começar a sério e, pouco tempo depois, arriscar a abandonar. Se é das que está no primeiro grupo, então o melhor mesmo é ir dando início aos trabalhos sem precisar de mover montanhas na gestão pessoal, podendo fazer isto mesmo em casa.

E se o exercício a contrarrelógio e de alta intensidade tem os seus benefícios, os alongamentos diários – mais calmos – também trazem vantagens. Segundo os especialistas em treino citados pela revista espanhola Yo Dona, este tipo de exercícios durante cinco a dez minutos diários, ao acordar, ajudam a corrigir a postura, essencial sobretudo para quem passa muito tempo do dia sentado, e a trabalhar músculos que muitas vezes, durante os treinos, não recebem a merecida atenção e dedicação.

“Recomendo sempre o alongamento para esticar os músculos, tonificá-los, e ficarão mais bonitos”, refere a treinadora Gemi Osorio à referida publicação. Especialista em modalidades mais calmas como Pilates como as mais intensas como o Crossfit, a PT refere, àquela publicação, que “a coluna fica mais forte, a postura sai melhorada” e que “os alongamentos ajudam depois a cumprir melhor outras disciplinas como o Body Ballance ou o Ballet Fit”. Mas há mais benefícios: respirações mais controladas e relaxadas bem como um incremento da concentração.

A especialista recomenda, então, três tipos de alongamentos. Para quem passa grande parte do dia sentado, o alongamento do músculo psoas reveste-se de especial importância para a pelvis. Para tal, coloque um joelho o chão e puxe o outro formando um ângulo reto durante segundos, reperindo depois a operação.

Um segundo exercício passa por colocar as palmas das mãos e os joelhos no chão, como se se gatinhasse. Depois, arqueie e recue as costas enquanto inspira e expira. Por fim, foco na zona peitoral, puxando os ombros para trás e frente, depois os braços, puxando pelos cotovelos, ajudando a abrira caixa torácica.