Os acontecimentos inusitados da visita dos Macron à Casa Branca

Declarações polémicas, uma árvore desaparecida e um guarda-roupa inesperado, assim se resumem de forma rápida os acontecimentos estranhos que envolveram a visita do Brigitte Macron a Melania Trump.

As declarações de Brigitte

Apesar das fotografias cúmplices e divertidas dos casais presidenciais, durante a visita de Estado de Macron aos EUA, Brigitte Macron não conseguiu esconder durante muito tempo a indignação sobre a maneira como Melania Trump vive. “A Melania não pode fazer nada, nem pode abrir uma janela na Casa Branca” lamentou a primeira-dama francesa. “Não pode pôr o nariz de fora. Eu, todos os dias, saio em Paris”, disse em declarações ao jornal Le Monde.

Mas Brigitte Macron não se limitou apenas a criticar o estilo de vida de Melania, mostrando também o seu desagrado com a forma como a imprensa tanta a mulher de Donald Trump. “Tudo é interpretado, interpretado em excesso. Ela é uma mulher com muito caráter, que está interessada em esconder isso”, disse a primeira-dama francesa. Brigitte teceu mesmo elogios à primeira-dama americana, afirmando que se trata de uma mulher inteligente e de riso fácil, apesar de não o poder demonstrar tantas vezes como seria desejável.

A árvore desaparecida

Entre os acontecimentos inesperados que marcaram a visita do casal presidencial francês à Casa Branca está o desaparecimento misterioso de uma árvore.

Na segunda-feira passada, 23 de abril, Donald Trump e Emmanuel Macron plantaram uma árvore no jardim da Casa Branca, enquanto as suas elegantes esposas assistiam ao momento histórico do alto dos seus stilletos pretos. Um momento bonito e simbólico, já que a árvore em questão era um carvalho retirado de um campo de batalha francês, onde morreram dois mil americanos durante I Guerra Mundial.

O momento foi registado por máquinas fotográficas de imprensa de todo o mundo, mas o carvalho que viajou cerca de seis mil quilómetros voltou a ser notícia no domingo, 29 de abril, e o motivo não podia ser mais insólito: passados seis dias da sua replantação a árvore desapareceu.

Segundo o “Huffington Post” todas as plantas que dão entrada nos EUA têm de ficar de quarentena se não tiverem um certificado fitossanitário e o pequeno carvalho, apesar de ter entrado no país por via diplomática, não é exceção. No entanto há mais teorias, há quem diga que a planta terá sido retirada do solo para voltar a ser plantada depois do verão, altura mais propícia à longevidade dos carvalhos – afinal, ninguém quer que uma árvore diplomática se perca no verão americano.

Donald Trump e Emmanuel Macron plantam carvalho na Casa Branca. REUTERS/Steve Holland

O guarda-roupa vistoso de Melania Trump

Melania Trump não é conhecida pela discrição no vestir e a visita de Estado do presidente francês foi mais uma prova disso mesmo. A polémica em torno da indumentária da primeira-dama americana começou logo no dia seguinte à chegada de Emmanuel e Brigitte Macron.

Melania escolheu um fato branco e um chapéu da mesma cor, feito especialmente para a ocasião e que não passou despercebido.

A internet não perdoou e houve quem a comparasse com a Beyoncé ou com Jude Law, na série The Young Pope. Os dias que se seguiram não foram mais calmos no que diz respeito aos trajes escolhidos por Melania, mas nem por isso foram menos carregados de simbologia. Melania optou sempre por usar marcas francesas e americanas que combinou entre si, uma verdadeira mostra de diplomacia entre os dois países.

Para plantar o carvalho entretanto desaparecido, Melania escolheu uma capa com assinatura Givenchy e sapatos Christian Louboutin, mas a verdadeira surpresa surgiu no jantar de estado com um vestido Chanel adaptado da coleção de alta-costura primavera verão 2018, a versão original é um macacão que foi apresentado em Paris a 23 de janeiro.

O que significa o guarda-roupa de Melania Trump