Os alimentos ideais para os pulmões e vias respiratórias

iStock-1081105494(1)

Ainda que saibamos que uma alimentação saudável não chega nem muito menos substitui as medidas de prevenção para o contágio de vírus, especialmente em época de pandemia face à Covid-19, sabemos que é possível, de alguma forma, fortalecer o seu sistema imunitário de forma a ajudar a combater doenças.

Se já lhe tínhamos mostrado formas práticas de colocar o seu sistema imunitário para cima em 24 horas, agora mostramos também alguns alimentos que estão provados que podem ajudar a fortalecer os pulmões e as vias respiratórias. Existem igualmente outros hábitos que devem ser incluídos na sua rotina diária para aumentar as suas defesas, protegendo-a, assim, de vários fatores externos que a podem fazer ficar doente.

Graças a vários avanços e estudos científicos, conseguimos mais facilmente saber que alimentos e nutrientes ajudam a melhorar as atividades do nosso sistema respiratório, bem como a protegê-lo. O Delas.pt reúne agora uma lista de alimentos que deve incorporar na sua dieta diária.

Veja abaixo quais e tome notas:

Citrinos, como a laranja

Não é novidade que os citrinos, especialmente a laranja, são muito bons para o bom funcionamento do nosso organismo. As vitaminas e minerais das frutas ajudam o nosso sistema respiratório. Laranjas e limões, devido à vitamina C, são imprescindíveis. Mas também frutas como o kiwi, apesar de não ser um citrino, são muito bem-vindos.

Alho e cebola

Tanto o alho como a cebola, vulgarmente utilizados como condimentos de cozinha, são muito conhecidos pelas suas propriedades antioxidantes, antisséticas e antibióticas. Reforçam o sistema imunitário e são várias vezes utilizadas para aliviar sintomas associados às vias respiratórias.

Espinafres

Este é um alimento rico em vitamina E, que, por sua vez, potencia o efeito da vitamina C, tornando-se antioxidante. Para além disso, este alimento ajuda a renovar os glóbulos vermelhos – que são encarregues de transportar o oxigénio para os tecidos, que posteriormente é transformado em dióxido de carbono e que regressa aos pulmões, onde é eliminado.

Maçãs

As maçãs têm várias propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. São também muito úteis na regeneração pulmonar face aos danos causados pelo tabagismo, algo que o tomate também é capaz de fazer.

Eucalipto

Esta planta tem propriedades antisséticas, anti-inflamatórias e também calmantes. A sua ação expetorante favorece também a desinflamação e descongestionamento das vias, graças à expulsão da mucosa. Podemos inalar ou fazer uma infusão desta planta.