Os cinco erros que não pode cometer quando aplica um creme hidratante

creme
[Fotografia: iStock]

É bem sabido que se deve escolher o creme adequado para cada tipo de pele. Quer seja no tempo frio ou na época mais quente, é importante ter a pele sempre bem hidratada. Apesar de todas estas certezas, a correria do dia-a-dia muitas vezes impede que se se siga o ritual de beleza que defende a pele das agressões a que é diariamente sujeita.

Mesmo que faça tudo certo, se cometer algum destes erros, a função de um creme hidratante não vai resultar.

1- Não dar tempo para a absorção do sérum

Um sérum, por norma, aplica-se antes do creme hidratante. Este é uma solução aquosa que penetra nas camadas mais profundas da pele para a limpar. Já um creme hidratante é uma emulsão mais ou menos oleosa, criando uma barreira contra a humidade. Ora, se não der tempo para o sérum atuar, a possibilidade das funções de limpeza da epiderme poderem ser anuladas aumentam. Atualmente, com as fórmulas existentes no mercado, um intervalo entre 20 segundos a um minuto deve ser suficiente para uma absorção completa.

2- Não utilizar uma espátula

Apesar de já não existirem muitos cremes que tragam este acessório de aplicação, ainda há alguns sobreviventes. Para esses, o facto de usar as mãos para aplicar o creme e não uma espátula pode ser prejudicial para a sua pele. É que as mãos e as unhas são o habitat perfeito para muitos germes que podem, depois, contaminar o produto. Por esta razão é que foi criada uma espátula.

3- Colocar o creme em excesso ou em escassez

A grande questão quando está a colocar um creme hidratante é a quantidade que deve ou não colocar. Se colocar em demasia, pode correr o risco de a pele ficar extremamente oleosa, mas se não colocar o suficiente, esta também pode ficar seca. Existem cremes que indicam qual a dosagem diária recomendada. Desta forma, leia sempre as instruções antes de utilizar o produto.

4- Confundir os ingredientes

Tome nota de que as palavras “hidratante”, “emoliente” e “oclusivo” não são a mesma coisa. Um hidratante é uma emulsão espessa de água onde se podem encontrar ingredientes como óleo. Oclusivo significa que o creme cria uma camada que impede a evaporação da água que sai da pele. Um emoliente tem a função de suavizar e acalmar a pele obstruindo os poros. A combinação destes três elementos resulta num creme perfeito. Por esta razão, antes de comprar um creme, veja quais são os ingredientes que o compõem.

5- Aplicar o creme com a pele totalmente seca

Sabia que não deve aplicar o creme hidratante sobre uma pele acabada de lavar e secar? Pois bem, antes de aplicar o produto, deve passar um tónico pela epiderme. Desta forma, vai fazer com que o produto complete a sua função principal, que é deixar a pele bem hidratada e saudável.