Os empregos que se vão destacar em 2020, segundo o LinkedIn

emprego
[Fotografia: iStock]

A grande procura de emprego em 2020 vai estar centrada, principalmente, nos setores ligados às novas tecnologias. Quem o diz é a plataforma digital LinkedIn que, em dezembro de 2019, divulgou um relatório que explica quais vão ser os empregos mais procurados este ano.

Na primeira posição do ranking, está a profissão de gestor de redes sociais. Quem faz a gestão das redes sociais de uma empresa é a voz online dela e do produto. Este profissional é responsável por fidelizar o público, criando um espírito de comunidade, e de conseguir angariar novos clientes para o negócio.

A ocupar o segundo lugar da lista estão os engenheiros de cibersegurança. Quando se fornece dados pessoais para fazer compras online – por exemplo – quem garante que essas informações não vão parar às “mãos erradas” são os ciberseguranças. A segurança cibernética é um fator crítico para o sucesso das empresas e, por essa razão, estes profissionais estão a ser cada vez mais procurados.

Também na tabela estão os representantes de venda, que se encontram na terceira posição. A grande maioria das empresas tem um destes profissionais, que fazem a ponte entre a empresa e os clientes. Por essa razão, está responsável pela primeira imagem da empresa que é mostrada aos possíveis novos clientes.

Descubra agora os restantes empregos que vão ser bastante procurados em 2020.

Especialista em sucesso do cliente

Estes profissionais estão encarregues do sucesso dos clientes. Sempre disponíveis para qualquer tipo de ajuda que seja precisa por parte do cliente, eles são ainda responsáveis pela criação de novas parcerias dentro da empresa.

Analista de dados

As pessoas com esta profissão são responsáveis pela recolha, compilação, análise e interpretação dos dados de uma empresa. Após esta tarefa, esses dados podem ser utilizados ​​para promover um negócio em termos de desenvolvimento de novas estratégias de marketing, por exemplo.

Engenheiro de dados

Os profissionais deste setor transformam os dados em formatos úteis e de fácil leitura, para a sua posterior análise. Por exemplo: Um engenheiro de dados está a trabalhar numa empresa concorrente à Uber. Os utilizadores usuários têm uma aplicação para terem acesso ao serviço e pedem um carro para um destino através da aplicação. Após este pedido, ele é encaminhado para um motorista, que os vai buscar e levar ao local solicitado. Depois da viagem, os utilizadores são cobrados e têm a opção de avaliar como o motorista dirigiu. Quem faz todo este processo da aplicação é um engenheiro de dados.

Especialista em inteligência artificial

Estes profissionais – que vão desde engenheiros informáticos até pesquisadores com conhecimentos avançados em programação informática – analisam todas as área em que é possível implementar ou criar sistemas inteligentes.

Programador de JavaScript

São responsáveis por programar, desenvolver e implantar sistemas na linguagem de programação JavaScript. Para além disto, fazem correções em sistemas para atender às necessidades dos seus utilizadores. Desenvolvem trabalhos de montagem e testes de programas já feitos.

Investidor Day Trader

O day trader é alguém que, através de uma estratégia de operação avançada, compra um bem ou um negócio e consegue vendê-lo no mesmo dia por um preço superior ao original.

Motorista

Este profissional faz transporte de pessoas ou materiais para um destino estabelecido, com conhecimento em diversos itinerários, regras de trânsito e normas de segurança. Para além disso, inspeciona as condições do veículo, analisando a parte elétrica, pneus e abastecimento.

Consultor de investimentos

Um consultor de investimentos faz consultoria do mercado financeiro, analisa vários cenários económicos, perfis de investimento e de risco e acompanha rendas fixas, variáveis e fundos de uma empresa.

Assistente de redes sociais

Os assistentes de redes sociais então encarregues de interagir nas redes sociais, criar conteúdo relacionado à mensagem que a empresa transmite. Gerem relatórios e análises, estão atentos à entrada e saída de utilizadores, identificam melhorias possíveis e oportunidades. Alimentam diariamente a plataforma, com conteúdos relevantes, para o blog, Facebook, Twitter, Instagram e Flickr da empresa.

Programador da plataforma Salesforce

Programar é sem dúvida uma das habilidades que são cada vez mais exigidas com a evolução da tecnologia. A Salesforce é uma empresa norte-americana de software que precisa de programadores para os seus serviços de venda.

Recrutador especialista em tecnologia da informação

Esta é uma área de atuação que tem ganhado muita visibilidade e, como consequência disso, tornou o mercado da tecnologia muito competitivo. Um recrutador especialista em tecnologia da informação é quem está responsável por encontrar pessoas que estejam dispostas a desenvolver aplicações, softwares, sites, plataformas, banco de dados, entre muitos outros programas.

Coach de metodologia Agile

Estes profissionais ajudam as empresas a implementar uma metodologia ágil de modo a facilitar as mudanças organizacionais que existem dentro de uma empresa.