Tina Fey. Aniversário com as melhores piadas

Tina Fey tem 46 anos
Tina Fey tem 46 anos

urday Night Live’ aos Globos de Ouro, passando pela sitcom ’30 Rock’, Tina Fey é uma das mulheres que mais fez rir a América nos últimos 20 anos. Esta quarta-feira, celebrou o seu 46º aniversário, ocasião merecedora de uma viagem no tempo a alguns dos seus melhores momentos em televisão.

Tina Fey na pele de Sarah Palin
Num dos mais célebres sketches de ‘Saturday Night Live’, a humorista fez uma imitação brilhante da candidata à vice-presidência dos EUA nas eleições de 2008, pelo Partido Republicano. Assim se celebrizou a frase: “Consigo ver a Rússia da minha casa!”.

Em modo Princesa Leia
Vestida e penteada a rigor, Fey fez-se várias vezes passar pela heroína da saga ‘Star Wars’, na série de comédia ’30 Rock’, exibida entre 2006 e 2013 pela NBC. “Não acho justo fazer parte de um júri só porque consigo ler mentes”, atirou, num dos episódios.

A fazer troça de George Clooney
“O George Clooney casou com a Amal Alamuddin este ano. A Amal é uma advogada de direitos humanos que trabalhou no caso Enron [empresa energética norte-americana envolvida num escândalo financeiro], foi conselheira de Kofi Annan [antigo secretário-geral da ONU] na questão da Síria, e foi selecionada para uma comissão de três pessoas das Nações Unidas que investiga violações das regras de guerra na Faixa de Gaza. Por isso esta noite… o marido dela vai receber um prémio de carreira”. A estas palavras, a plateia dos Globos de Ouro 2015 – que Fey apresentou juntamente com Amy Poehler – reagiu com sonoras gargalhadas. Incluindo o próprio Clooney.

Os desafios de ser solitária
Liz Lemon, a sua personagem em ’30 Rock’, era conhecida por ser anti-social. Eis uma das suas piadas mais marcantes, ao longo das sete temporadas. “Eu ia assistir a uma aula chamada ‘Cozinhar para Um’, mas o professor matou-se”.

O que significa ser mulher
“O look do Steve Carell no filme ‘Foxcatcher’ demorou duas horas a ser feito, incluindo o cabelo e a maquilhagem. Só para comparar, demorei três horas a preparar-me hoje para o meu papel de mulher humana”. Outra das suas pérolas como anfitriã dos Globos de Ouro (ver a partir do minuto 3’15).

https://www.youtube.com/watch?v=dZRTIX4Dxo4

A ironia e o revirar de olhos
Noutro famoso episódio de ’30 Rock’: “Quero revirar os olhos neste momento, mas o médico diz que se eu continuo a fazer isso, os meus músculos podem sofrer um espasmo e ejetar os meus globos oculares”.

Despedida à altura de David Letterman
Numa das últimas emissões do talk show de David Letterman, que se reformou em 2015, Tina Fey protagonizou um momento memorável: despiu-se e ofereceu o seu vestido ao anfitrião, ficando apenas com um maiô, com a frase: “Adeus Dave!”.

As maravilhas de uma noite sem companhia

Mais uma hilariante cena de ’30 Rock’ com a solitária produtora televisiva Liz Lemmon. Deitada no sofá, tapada com um cobertor e… a cantarolar enquanto come queijo.