Os melhores treinos dos 30 aos 50 anos

O sedentarismo é o principal inimigo do sexo feminino, elevando as hipóteses de doenças cardíacas. Mesmo em comparação com o excesso de peso, tabagismo ou pressão arterial alta, os outros três fatores que contribuem para a maioria das mortes nos países desenvolvidos. Este é o resultado de um estudo australiano publicado recentemente no British Journal of Sports Medicine, que analisou diferentes fatores de risco para a saúde em 32 145 mulheres entre os 20 e os 90 anos de idade. Também verificou que se todas as mulheres com mais de 30 anos se exercitassem 150 minutos por semana, com intensidade moderada a intensa, a vida de 2 000 poderia ser salva anualmente na Austrália.

Aliás, desde 2012 que a longevidade está comprovadamente relacionada com o exercício: investigadores do Brigham and Women de Boston Hospital, nos Estados Unidos, confirmaram que caminhadas de 75 minutos por semana acrescentam 1,8 anos de vida. Já 150 minutos por semana geram mais 3,4 anos. Estiveram envolvidas no estudo 650 mil pessoas durante 10 anos.

Ano novo sem desculpas

Não faltam, por isso, motivos para colocar em prática aquele desejo/promessa que acompanha inevitavelmente uma das passas quando batem as doze badaladas, mas fica esquecido face aos dias frios, ao apelo do sofá e à correria do quotidiano.

Deixe as desculpas para trás e prepare-se para dar início a uma nova etapa na sua vida

Já passou dos 30? Também não importa. Ainda no ano passado, o casal britânico Kay e Joe O’Regan, de 80 anos, concluiu a sua última maratona, em Cork City, Irlanda, sendo que ambos começaram a correr já perto dos 50!

Deixe as desculpas para trás e prepare-se para dar início a uma nova etapa na sua vida. Decidida? Agora só falta optar pelas modalidades adequadas à sua idade e condição física. Para tal, procurámos os conselhos do personal trainer e instrutor de crossfit, João Filipe Macedo que alerta, ainda, para a importância “do acompanhamento de profissionais de saúde como fisioterapeutas e osteopatas, entre outros, não só para ajudar a escolher a atividade mais ajustada às necessidades e objetivos de cada mulher, como também como a mais segura”. Até porque o conceito de idade é multidimensional, tornando a idade cronológica (tempo decorrido desde o nascimento) num mecanismo de análise redutor, sendo a idade biológica (modificações corporais e mentais que ocorrem ao longo do processo de desenvolvimento e envelhecimento humano) mais fidedigna.

Regra geral, no entanto, recomenda no mínimo três treinos prazeirosos por semana, de outra forma a força de vontade esgota-se rapidamente. Só é preciso começar. “De resto”, acrescenta, “acredito que nada é impossível. Como diz a outra marca – just do it!”.

Sara Raquel Silva