Testemunhos: Os pais estão a envelhecer e é preciso cuidar deles e de nós

A sociedade portuguesa está cada vez mais envelhecida e a resposta vem, na esmagadora maioria, dos cuidadores informais, filhos ou outros parentes que tratam dos seus idosos, muitas vezes quando ainda têm a seu cargo menores e uma vida profissional ativa. Neste universo, são as mulheres quem assume mais esse papel, que tenderá a reforçar-se no futuro, caso a esperança média de vida continue a aumentar e a as relações de género, nesta matéria, não se equilibrem.

É sobre esta inevitabilidade que fica de fora da equação que a maioria das pessoas cria para o seu futuro que a socióloga Maria José da Silveira Núncio, com o contributo da enfermeira Carla Rocha, fala no livro ‘Os Meus Pais Estão a Envelhecer’, editado este mês, pela Ideias de Ler, chancela da Porto Editora.

Por vezes, o cuidado impõe-se como que de um dia para o outro, com uma doença que se revela grave ou crónica, mas na maior parte das situações, o processo é lento e gradual. Pode começar com dificuldades de locomoção, falhas de memória, confusão com questões burocráticas ou outros sinais que vão denunciando o inevitável envelhecimento de cada ser humano. Acompanhá-lo, seja qual for as circunstâncias é frequentemente um desafio, acarretando mais tarefas para conciliar e emoções contraditórias para gerir, entre a frustração do cansaço resultante da prestação dos cuidados e a confrontação da perda, mais ou menos próxima, de quem se ama. São os nossos pais que estão a envelhecer.

No meio de tudo isso, há que assegurar novas logísticas, tomar decisões complexas em relação ao futuro e não ignorar as próprias necessidades. Por isso, o livro alerta também para a necessidade de cuidar do cuidador e deixa alguns conselhos, que reproduzimos abaixo:

• Defina limites.
• Goze períodos de descanso.
• Conviva com amigos.
• Junte-se a grupos de suporte.
• Angarie ajudas.
• Alimente-se e durma bem.
• Faça exercício físico.
• Relaxe e abrande o ritmo.
• Vigie a saúde.

Em ‘Os Meus Pais Estão a Envelhecer’ encontramos, além de vários conselhos práticos para quem tem de cuidar dos seus progenitores, testemunhos reais que ajudam a compreender novas realidades e a partilhar inquietações. Reunimos alguns – de cuidadores, de psicólogos e de responsáveis de lares – que pode ler na galeria acima.

Cuidadores: Governo só aplica medidas a todos após 12 meses de projetos-piloto

 

Trabalho dos cuidadores informais vale 82 milhões por semana