Motivos que tiram o sono às mulheres e aos homens

Rest is good for the soul
Dormir bem. Durante as férias é normal que não durma tanto ou que acorde mais tarde. Para evitar o stress, é muito importante que durma bem, descanse e restaure a sua rotina de sono.

Os motivos das insónias femininas nem sempre são os mesmos das insónias masculinas. Há razões e aspetos muito concretos que alicerçam estas diferenças, postas em evidência no estudo Gender Equality and Restless Sleep Among Partnered Europeans (Igualdade de género e insónias entre os casais europeus, em português), realizado por David J.Maume, do Departamento de Sociologia da Universidade de Cincinnati, e por Belinda Hewitt e Leah Ruppanner, ambas da Universidade de Melbourne.

Publicado pelo Journal of Marriage and Family, a pesquisa indica que é a família e o lar a tirar o sono às mulheres, já os homens passam noites acordados por causa do trabalho e do salário – veja mais na galeria acima.

Os investigadores descobriram ainda que nos lugares onde as mulheres têm tantos direitos como os homens (e vice-versa) a probabilidade de sofrer de insónias é menor, tanto por parte dos homens como das mulheres: “Nas nações que fortalecem as mulheres e elevam o seu status, homens e mulheres relataram ter sonos mais saudáveis, e a diferença de género nas insónias é significativamente reduzida entre aqueles que vivem em países de igualdade de género”, pode ler-se no resumo do estudo.

A solução para dormir mais e melhor parece estar, então, na questão da igualdade de género.

O que tira o sono às mulheres?

Cuidar do bebé: estar atenta para dar de mamar, mudar a fralda ou simplesmente ter que adormecer a criança é uma das principais razões para as mulheres passarem noites inteiras acordadas.

Preocupações com os filhos: as mães têm tendência a preocupar-se mais, mesmo quando os filhos já são adolescentes ou adultos. Por vezes, muitas são as noites que passam a noite em claro.

Desemprego dos parceiros: estar com alguém sem trabalho acaba por influenciar o sono da mulher que tende a sentir alguma pressão por ter que tomar conta da casa, dos filhos e ainda trabalhar para suportar todas as despesas. É como estar tudo exclusivamente dependente dela.

O que tira o sono aos homens?

Preocupações no trabalho: o sexo masculino tende a ficar acordado a pensar no dia seguinte de trabalho, na forma como organizar as tarefas e o que é mesmo necessário fazer.

Stress financeiro: muitos homens sentem que são responsáveis pela família, ficando por vezes preocupados com o salário e se esteve chega para sustentar o lar.