Os olhos da Chanel

Colorido e intenso, assim é o olhar Chanel, pelo menos para o inverno de 2017-2018. A proposta de maquilhagem foi lançada ontem, dia 4 de julho, durante o desfile da marca francesa realizado no Hotel des Invalides, em Paris.

O evento ficou marcado por peças bem invernosas e uma maquilhagem que apostou tudo nos olhos com sombras vivas e coloridas que se destacaram nas passerelles. Tons que não eram novos para os olhares mais atentos: a marca francesa apostou nas mesmas cores para elaborar o convite do evento. Uma Torre Eiffel desenhada e pintada de acordo com as cores da maquilhagem utilizada em passerelle dava, de forma despercebida, algumas pistas do que ia acontecer.

Uma pele perfeita, com poucos vestígios de blush ou bronzeador e a ausência de um batom vibrante levaram o foco para o olhar intenso de cada manequim.

O laranja, o vermelho, o verde, o amarelo e o azul foram os tons escolhidos para esta maquilhagem bem colorida e todos eles surgiram estrategicamente colocados em cada zona do olho. No canto interno encontramos o vermelho, na pálpebra móvel um rosa avermelhado, já na sobrancelha o amarelo e o laranja e a baixo destas surge o verde, na parte inferior do olho foi aplicada a cor azul. É ainda notório um pequeno retoque a amarelo no canto inferior externo, que ajuda a definir a linha do olho.

A maquilhagem, criada por Tom Pecheux, descartou o uso de eyeliner e não exagerou na máscara de pestanas. Utilizou apenas um lápis preto na linha de água superior e inferior, conseguindo assim marcar e intensificar o olhar, dando destaque a todas as sombras coloridas.

A Chanel propõe assim um olhar bem colorido, onde não há espaço para os tons pastel ou neutros. Uma tendência também presente em alguns editoriais de moda, com modelos fotográficas a exporem sombras bem pigmentadas e de cores vivas. É o caso do editorial fotografado por Laurence Laborie, em Paris, disponível no site da Vogue Brasil.

Em Portugal, o estilista Nuno Baltazar também já tinha dado alguns passos no que diz respeito a esta tendência. Durante o Portugal Fashion, em março, o estilista apresentou a sua coleção para este verão e trouxe-nos manequins com maquilhagens bem coloridas.

A pensar no inverno, estas sombras vibrantes e de tons bem vivos são perfeitas para afastar os dias cinzentos. No entanto, devemos ter alguns cuidados. Estas são maquilhagens feitas por profissionais e especialistas na área, além disso estão integradas em eventos, desfiles e produções de moda, onde é normal existir algum exagero e exuberância.

Claro que pode apostar em sombras coloridas, mas deve fazê-lo com algum cuidado e adaptando os tons às ocasiões. Se for para ir trabalhar, por exemplo, a aposta em cores demasiado vivas como o laranja ou o vermelho, não será a melhor opção, mas são cores que podem resultar numa festa à noite caso combine com o vestuário.

Lembre-se também que nesta maquilhagem o foco são os olhos. Não abuse no blush e tenha atenção à cor do batom. Percorra a galeria de imagens disponível acima para saber como são os olhos de Chanel e conhecer algumas das sombras coloridas que podem ajudar a criar um look bem alegre.

 


Conheça ainda todos os pormenores do duelo de titãs: Dior VS Chanel.

Saiba também qual é a cor que fica melhor com o tom dos seus olhos.