Os padrões de beleza estão a mudar e a indústria da moda também

No mundo da moda já não entram apenas modelos que seguem os padrões de beleza convencionais.

Desde protagonistas de campanhas de moda, às it girls e fenómenos das redes sociais, são cada vez mais as modelos que não encaixam nas medidas tradicionais da moda, dando nas vistas por uma beleza única que fica fora do padrão normalmente visto nesta indústria.

Como forma de mostrar às mulheres que a sua feminilidade engloba muito mais do que o retratado normalmente nos anúncios de moda, a campanha mais recente da H&M é protagonizada por mulheres de todas as formas, cores e tamanhos, rejeitando as normas tradicionais do comportamento feminino impostas também pela sociedade.

Ao som de “She’s a Lady” de Tom Jones, uma mulher com curvas desfila de uma maneira confiante na sua roupa interior, uma mulher ruiva recosta-se mostrando umas axilas não depiladas e uma mulher africana sorri enquanto palita os dentes com um garfo durante um jantar.

 

Esta campanha da H&M para a sua coleção de outono já é um sucesso nas redes sociais e tem recebido comentários de fãs a expressarem o seu apoio face à diversidade na escolha das modelos.

Numa outra abordagem, a Mango mostra também que o tamanho não é incompatível com a moda. Através de um projeto digital que celebra as mulheres com curvas, as protagonistas da campanha da Violeta by Mango refletem sobre a indústria da moda, os clichês sobre as curvas e os problemas com que se deparam quando procuram peças que as favoreçam e se adaptem a corpos curvy.

 

Outros mulheres que mostram que os padrões estão a mudar são Iris Apfel, Maria Borges, Ashley Graham, Winnie Harlow e Alicia Keys. Apesar de terem belezas muito diferentes têm em comum o facto de serem mulheres femininas, relacionadas com o mundo da moda, da arte e do espetáculo, que se sentem bem consigo mesmas e inspiram as mulheres reais.

Na nossa galeria encontrará mulheres que refletem que o tamanho, o estilo ou a idade não são obstáculos na hora de vestir e de serem as protagonistas das últimas tendências de moda.


Veja também: Campanha contra tirania da magreza chega à Semana da Moda de Londres.