Os penteados icónicos de Jean-Louis David ao longo dos anos

Jean-Louis David, fundador dos cabeleireiros e marca com o mesmo nome, faleceu na passada quarta-feira, 3 de abril, aos 85 anos. A sua carreira começou nos anos 50, no salão Gabriel Garland, em Paris. Foi lá que penteou algumas atrizes de Hollywood, incluindo Kim Novak.

Em 1961 abriu o seu primeiro salão e na década seguinte inventou o seu corte mais famoso, o degradé (escadeado). O corte recebeu algumas críticas devido ao seu estilo despenteado, totalmente diferente dos penteados que se viam até então. Este corte perdura até hoje, tanto que os cabelos escadeados são uma das tendências desta estação.

Ainda na década de 70, Jean-Louis descobriu o franchising, quando se mudou para os Estados Unidos. Implementou o conceito em França, tornando-se no primeiro grupo de cabeleireiros franchisados. Era o próprio Jean-Louis que supervisionava a decoração dos salões, a publicidade e os vídeos de formação. Foi, aliás, pioneiro neste sistema: todos os cabeleireiros associados à sua marca recebiam a mesma formação, através de vídeo.

Também os catálogos de tendências de cabelo dos salões de cabeleireiro eram produzidos pelo próprio. A inspiração para os mesmos terá vindo do tempo em que colaborou com conhecidos fotógrafos, incluindo Helmut Newton. Atualmente, e segundo o site oficial, é uma equipa especializada que se dedica a esta tarefa.

O cabeleireiro estava reformado desde 1993, mas o seu trabalho e as suas diretrizes mantiveram-se ao longo do tempo. Atualmente, existem mais de 1000 salões Jean-Louis David no mundo, dos quais 37 são em Portugal.

Veja na galeria acima algumas das propostas de penteados dos salões Jean-Louis David ao longo dos anos.

[Imagem de destaque: Facebook Jean-Louis David]

As 10 tendências de penteados que vão marcar esta primavera

#delasfaz: Fomos cortar o cabelo por uma boa causa