Os perfumes que Frida Kahlo usava

Frida Kahlo foi uma das mulheres mais marcantes do século XX. Além de artista, era uma mulher com fortes convicções políticas. Hoje é vista como uma das feministas mais importantes da história, mas também uma referência inequívoca de estilo. O Victoria & Albert Museum, em Londres, dedica-lhe uma exposição, onde foram revelados muitos dos seus objetos pessoais, entre os quais os perfumes que usava.

Em 2004 foi destrancado um quarto na Casa Azul, a casa onde Frida viveu e morreu, em Coyoacán, e foram descobertos passados 50 anos de cárcere seis mil fotografias, doze mil documentos e trezentos objetos pessoais. Um espólio que revelou muito mais sobre a pintora do que aquilo que era conhecido até à data. Parte destes objetos voou até Londres para integrar a exposição “Frida Kahlo: Making Her Self Up”, patente até dia 4 de novembro, e que o Delas.pt visitou.

Entre os achados agora expostos encontram-se vários artigos de beleza, entre os quais os perfumes que Kahlo usava e que ainda hoje se encontram à venda – saiba quais são na galeria. No ramo da cosmética, a artista não tinha apenas uma predileção por perfumes mas também por maquilhagem: vernizes, batons vermelhos e lápis de sobrancelhas são outros dos objetos revelados. A prova de que a imagem carismática de Frida era estudada e cuidada ao milímetro.

Frida Kahlo. DR

Entre os artefactos encontram-se ainda cartas que a artista trocava com os médicos, depois de ter sofrido um acidente com 18 anos e ter sido operada por diversas vezes à coluna. Fazem ainda parte da exposição os coletes ortopédicos que teve de usar durante esses período, e que pintava e enfeitava com adereços para que aparecessem nos auto-retratos que pintava com o auxilio de um espelho preso no topo da cama.

Esta exposição é uma viagem pelo mundo de Frida desde o seu interior. O acesso aos objetos mais íntimos, incluindo os muitos medicamentos analgésicos que tomava, dá-nos uma perspetiva muito mais intimista de Kahlo, uma maior compreensão da sua predileção pelo auto-retrato e um esclarecimento sobre a importância da moda na construção da sua imagem artística.

Imagem de destaque: Pinterest

Parabéns Frida Kahlo, pela obra e pela luta pela condição feminina