Os presépios mais originais para celebrar o Natal

Seja de vidro, metal ou plástico, o presépio de Natal é tradição em muitos lugares do mundo, sobretudo entre os católicos. Simboliza o nascimento de Jesus Cristo e tem como figuras principais a Virgem Maria, o São José e o Menino Jesus.

A estas figuras podem juntar-se outras, ganhando o presépio uma dimensão muito maior. Há quem coloque os animais, a vaca e o burro, que ajudaram a manter o menino quente na noite fria de Natal; o anjo; os pastores; e os três Reis Magos (Belchior, Gaspar e Baltazar) que levaram ouro, incenso e mirra. Há ainda quem decida fazer uma pequena aldeia, juntando figuras de lavadeiras, ferreiros, ovelhas e outros.

Quanto ao tamanho, existem presépios em miniatura, mas também de grandes dimensões. A sagrada família chega por esta altura a casas, escolas e a muitas praças e largos de várias localidades.

Para celebrar este Natal, reunimos alguns dos presépios mais originais, sem perder a tradição. Nas nossas sugestões vai encontrar: peças em metal; figuras soltas da playmobil; globos de neve com a sagrada família… Há presépios para todos os gostos e sem fugir à representação original – veja a galeria de imagens acima.

O nascimento do presépio

O primeiro presépio foi montado pelo frade italiano São Francisco de Assis, em 1223. Feito de argila, pretendia explicar o nascimento de Jesus Cristo de uma forma fácil.

Em Portugal, há quem tenha a tradição de montar o presépio sem a figura do Menino Jesus. Essa peça é colocada só na noite de Natal, 24 de dezembro, data do nascimento. As peças são arrumadas a 6 de janeiro, data da chegada dos Reis Magos ao estábulo, onde a família sagrada estava.

Percorra a galeria de imagens acima para ver alguns dos presépios que podem ajudar a compor este Natal.

30 sugestões de presentes para o amigo secreto até €10

Nesta loja arranja tudo para o Natal a partir de €1,50